Conheça o Sertão

Mirante da Serra do Cruzeiro

O Mirante da Serra do Cruzeiro, também conhecido como Mirante de Santa Maria da Boa Vista, é um excelente destino para se fazer um passeio diferente, em um único dia, a partir de Petrolina (PE) ou Juazeiro (BA).

Além de oferecer uma linda vista panorâmica de toda a região, incluindo o Rio São Francisco, ele exige uma subida a pé por uma trilha de terra de cerca de 1,5Km, a qual proporciona a visão e o contato com diversas espécies nativas da caatinga, incluindo belas coroas-de-frade. Todo cuidado é pouco, no entanto, com os diversos pés de favela e cansanção (eles queimam a pele) que existem no caminho.

Para chegar lá, deve-se inicialmente ir até o município de Santa Maria da Boa Vista (PE), distante 105Km de Petrolina (PE) pela BR-122 (até Lagoa Grande) e depois pela BR-428 (até Santa Maria da Boa Vista). Em seguida deve-se entrar na cidade e sair pelo lado oposto, onde uma estrada de terra segue junto ao rio. Num certo ponto deve-se entrar à esquerda, num local absolutamente deserto, onde tem início a trilha para a subida da Serra do Cruzeiro. O carro deve ser deixado embaixo, uma vez que a trilha não permite a passagem. A partir deste ponto são cerca de 1,5Km de subida a pé, por uma trilha de terra, até o topo da Serra do Cruzeiro. Ao o chegar no topo, no entanto, deve-se ficar atento à uma saída pela direita que representa o trecho final da trilha em direção ao local onde ficam o cruzeiro e a pequena capela. Se esta entrada for perdida, a trilha inicial conduzirá de volta à parte de baixo do morro, porém do lado oposto onde existem algumas antenas de rádio da cidade.

Uma vez lá em cima, a visão é espetacular em todas as direções. Pode-se ver Santa Maria da Boa Vista (PE) inteira, nas margens do Rio São Francisco, e ainda olhar na direção de Orocó (PE), com as ilhas que separam as cidades vizinhas. O topo da Serra do Cruzeiro possui uma grande cruz em madeira e uma pequena capela que costuma ficar fechada, mas cuja porta vazada permite ver os ex-votos que ficam depositados na parte de dentro.

Por ali não existe nada, nem água nem lanches. Assim, é bom ir prevenido, e também protegido do calor intenso que pode representar um obstáculo adicional à subida da serra. Cerca de 3 horas são suficientes para a subida, a exploração do topo e depois a descida. Levando em conta o tempo de deslocamento de Petrolina até Santa Maria da Boa Vista, o tempo total deste passeio cabe perfeitamente num dia voltado para a exploração da natureza e a apreciação de lindas vistas panorâmicas.

Mapa: Clique aqui para ver

Informações adicionais:

Compartilhe: