Conhecida como “Terra das Carrancas”, “Oásis do Sertão”, “Capital do São Francisco” ou ainda “Metrópole do Sertão”, Juazeiro (BA) está situada na margem direita do Rio São Francisco, possui cerca de 221.000 habitantes (estimativa do IBGE para 2017), é o 6º município mais populoso do estado (de um total de 417) e também a 43ª maior economia da Bahia.
A cidade recebe este nome por causa da árvore homônima, típica do semiárido brasileiro, e que era e ainda é encontrada com abundância na região.
O povoado que deu origem à cidade foi estabelecido em fins do século XVII, a partir de uma intensa atividade comercial propiciada por uma estratégica posição geográfica para onde confluíam vias marítimas, trilhas e estradas de ferro. Em 1833 o povoado foi elevado à categoria de vila, recebendo o nome de Nossa Senhora das Grotas de Juazeiro. A elevação à condição de cidade aconteceria apenas em 1878. Nossa Senhora das Grotas é a padroeira da cidade.
Distante cerca de 500km da capital Salvador, Juazeiro (BA) é um município com uma economia variada, com destaque para a agricultura irrigada com águas do Rio São Francisco. Além das frutas, Juazeiro (BA) é também um grande produtor de cana-de-açúcar e dos seus derivados. Juntamente com Petrolina (PE), situada na margem oposta do Rio São Francisco, forma o maior aglomerado urbano de todo o semiárido brasileiro, com mais de meio milhão de habitantes.
Assim como Petrolina (PE), Juazeiro (BA) possui um grande e moderno shopping center e uma excelente infraestrutura formada por hotéis, bares e restaurantes, além de um comércio vigoroso e muito diversificado. A cidade também conta com uma universidade federal, uma estadual e diversas faculdades particulares.
O Mercado do Produtor, onde são comercializadas frutas, legumes e verduras produzidas na cidade, é o quinto maior do Norte e Nordeste em volume e valor de negócios no país, sendo inclusive referência na cotação de preços para diversos produtos.
Entre as diversas atrações oferecidas ao turista, destacam-se o Vapor Saldanha Marinho (mais conhecido como Vaporzinho), situado na orla nova, as barcas do Velho Chico, o Museu Regional do São Francisco, o Centro de Cultura João Gilberto (filho ilustre da cidade), a catedral, a Ilha do Fogo, a Lagoa do Calu e a estátua do Nego D’Água. Na zona rural, a Ilha do Rodeadouro e a Cachoeira da Gameleira (também conhecida como Cachoeira do Salitre) são locais que valem a pena contemplar.