A cidade do ouro. Assim é conhecida Jacobina (BA). O município tem origens nas expedições dos antigos bandeirantes que exploraram a região à procura de ouro, fato que também deu nome ao rio que atravessa a cidade: o Rio do Ouro. Atualmente, o que atrai os visitantes são os tesouros do ecoturismo.
Localizado no norte da Chapada Diamantina, está a 296 km de Petrolina (PE). Jacobina (BA) foi construída entre as serras – percebe-se logo na entrada da cidade. As ruas parecem empilhadas umas sobre as outras. O clima é temperado com período de seca.
A região é uma rota incrível para os fãs do turismo ecológico. As trilhas disponibilizam paisagens com serras, cânions e desfiladeiros. Águas brotam das pedras e formam um grande parque de cachoeiras. Junto com as quedas d’água, já são mais de 180 catalogadas.
A cidade pode ser usada como ponto de apoio para ficar enquanto conhece as trilhas, mas se você é mais aventureiro pode optar por acampar. No distrito de Itaitú (distante 28 km da sede), onde está situada a Cachoeira Véu de Noiva, por exemplo, existe uma área de camping bem frequentada. Itaitú abriga também as cachoeiras Piancó, Araponga e da Pirâmide. Principalmente para uma primeira vez na região, o conselho é contratar guias. Eles irão ajudar a fazer a melhor escolha.