Conheça o Sertão

Gruta do Padre

Reza a lenda que um dia (há muito tempo) um padre e uma moça teriam se refugiado numa gruta nas proximidades de Petrolândia (PE), na margem da Represa de Itaparica. Dias depois, dois corpos teriam sido encontrados na gruta, sem maiores explicações sobre o que poderia ter acontecido ali.

Não se sabe se estes episódios realmente aconteceram ou não, mas o fato é que o nome de um dos seus personagens ficou: o lugar recebeu o nome de Gruta do Padre e o morro onde fica a gruta acabou se tornando conhecido como Serrote do Padre.

A gruta é pequena e é quase apenas uma marquise que oferece proteção para o sol intenso da região, de onde se pode apreciar a linda vista da Represa de Itaparica. Visitar a Gruta do Padre é uma opção para quem vai fazer a trilha do Serrote do Padre, ao fundo da gruta.

Para chegar até a gruta, deve-se fazer o percurso inicial da trilha do Serrote do Padre e, num certo ponto, seguir pela direita a pé em direção à represa, ao invés de seguir pela esquerda em direção ao topo do serrote. O caminho é estreito, com muita terra, areia e rochas soltas, sendo ladeado por galhos secos e arbustos típicos da caatinga. Ao chegar na margem da represa, o caminho segue ao longo da mesma, pela esquerda e por cima de pedras cada vez maiores e mais soltas. Assim, todo cuidado é pouco para quem decide fazer este caminho.

A recompensa, para quem chega até o final, não é apenas a gruta. Na frente da mesma, a visão da Represa de Itaparica é ampla e revela uma grande quantidade de água sendo margeada por plantas e pedras esverdeadas com grandes ilhas e o continente ao fundo. Um lindo cenário para belas fotografias, num silêncio absoluto.

Não vale à pena ir até o Serrote do Padre apenas para conhecer a Gruta. O caminho é difícil e extremamente cansativo. Se possível, tente combinar a subida ao mirante do Serrote, onde existe um cruzeiro, com a visita à gruta. Para isso, vá com bastante tempo disponível (uma manhã ou uma tarde inteira são suficientes para ambos os passeios), sem esquecer de levar água e proteção solar, além de usar boas botas e calças compridas. O carro é deixado num povoado nas proximidades e o restante do caminho deve ser feito a pé. Para informações sobre como chegar no Serrote do Padre, confira a postagem correspondente.

Mapa: Clique aqui para ver

Informações adicionais:

Compartilhe: