Conheça o Sertão

Fruticultura irrigada

A fruticultura irrigada é a atividade de maior relevância econômica no Vale do São Francisco, tendo como polo as cidades de Petrolina (PE) e Juazeiro (BA).

Os números impressionam por si só: são cerca de 2 bilhões de reais de faturamento por ano, com 240.000 empregos diretos no campo e cerca de 120.000 hectares dedicados ao cultivo de várias espécies, com destaque para a manga e a uva (de mesa e para a produção de vinhos). Estas e outras frutas são destinadas aos principais e mais exigentes mercados consumidores nacionais e também internacionais, onde são muito apreciadas e requisitadas.

Como atividade econômica, a produção de frutas e hortaliças com as águas do Rio São Francisco contribuiu de forma decisiva para o aumento do PIB das cidades envolvidas no processo, assim como para o aumento do nível de emprego da sua população e o aumento da renda dos seus trabalhadores. Petrolina (PE), apenas, é a segunda maior região dos vinhos de todo o país e uma das maiores exportadoras de manga do Brasil. Cerca de 30% das exportações de frutas do país é feita com a produção dos municípios do Vale do São Francisco.

Em função da grande importância desta atividade econômica, é natural que o visitante queira conhecer os locais onde são produzidas estas frutas. Mas onde ficam eles? Como chegar até lá? Como traduzir estas informações em imagens de grande impacto visual? Melhor ainda, como atestar visualmente a importância desta atividade econômica?

Existem, na região, vários locais onde estão instaladas as fazendas produtoras de frutas e hortaliças utilizando irrigação com as águas do Rio São Francisco. Todas elas, naturalmente, na periferia ou zona rural de cidades como Petrolina (PE) e Juazeiro (BA). Apesar de não existirem informações oficiais precisas ou orientações seguras para o visitante, sobre como chegar nesses locais, ainda assim é possível aproveitar uma manhã ou uma tarde para circular por uma área de fazendas dedicadas à fruticultura irrigada em Petrolina (PE).

Para isto, basta seguir pela BR-407 por cerca de 15km desde o centro de Petrolina (PE), com destino à Picos (PI). Neste ponto existe um canal que sai à direita e segue ao lado de uma estrada de terra. Deve-se então dobrar a direita, saindo da BR-407 e entrando na estrada de terra. A partir daí, inicia-se um percurso de cerca de 14km de extensão que possibilita ao visitante conferir a relevância e a dimensão da fruticultura irrigada na região. Ao longo da estrada e também do leito do canal é possível vislumbrar a produção da uva, da manga, do coco, do mamão, da goiaba, da banana e de outras frutas que são cultivadas nesta modalidade em fazendas distribuídas ao longo do caminho. Dos 14km do percurso total, os 8km iniciais são feitos ao lado do canal que transporta as águas do rio. Ao final do trecho, retorna-se à BR-407, de onde se pode voltar para Petrolina (PE) ou Juazeiro (BA). O trecho final deste percurso termina no local onde fica uma estátua de um sertanejo montado num burro. Conhecido como “Burrinho”, o monumento é uma referência em toda a região.

Trata-se de um passeio que permite ao visitante não apenas conhecer a relevância da fruticultura irrigada para a economia da cidade, da região e do país, mas também usufruir da linda paisagem rural formada pelas fazendas que se alternam ao longo do caminho formado pelo canal. Todo cuidado, no entanto, deve ser tomado para que o percurso seja feito em segurança: como não existe proteção ou barreira física, canal e estrada de terra seguem lado a lado, e qualquer descuido poderá ser fatal, fazendo com que o veículo caia nas águas do canal. Por isso, deve-se dirigir devagar, com muita atenção e mantendo-se distância do leito do canal. Da mesma forma, deve-se prestar atenção à veículos (carros ou motos) que possam vir de trás ou então no sentido oposto, já que não existe qualquer tipo de sinalização no local.

Mapa: Clique aqui para ver

Informações adicionais:

Compartilhe: