Organizado pela prefeitura e realizado no mês de junho, como parte das comemorações oficiais do São João da cidade, o evento acontece durante a noite do sábado no estádio municipal.
Os vaqueiros chegam em Petrolina (PE), vindos de vários estados, para a Missa do Vaqueiro, realizada na manhã do dia seguinte (domingo) e participam da festa na véspera. No final, eles tomam o café da manhã no próprio local e saem em desfile pela cidade até a orla, onde acontece a missa.
Trata-se de uma genuína festa de São João. Organizada numa área de chão batido, próxima ao campo de futebol, a festa é contagiante e muito animada. Ela destoa do restante da programação oficial da cidade, muito dependente de bandas famosas e de infraestrutura e esquemas de sonorização para atender grandes públicos.
No Forró da Espora é tudo diferente. De um lado há o ambiente intimista e que lembra uma festa de interior de verdade, decorado com profusão de bandeiras e balões. Do outro há a música de forró legítima, com trios acústicos se alternando no palco de pequenas dimensões. Mas nada disso teria sentido se, do lado de baixo, casais não dançassem animadamente ao som da música tão contagiante. Dá realmente gosto de ver, e a sensação que se tem é aquela que a gente não sabe explicar num primeiro momento, mas que, quando sente, é porque sabe que está presenciando algo que faz sentido sob vários pontos de vista, especialmente o cultural.
Entre os participantes, muitos vaqueiros com suas roupas e chapéus de couro, e pessoas humildes com suas roupas simples e espontaneidade visível. Nenhum desfile de moda, nada fake, nada eletrônico, nada forçado, nada de plástico. Tudo muito genuíno e, portanto, bonito e tocante.
A festa se estende madrugada adentro e prossegue com a Missa do Vaqueiro na manhã do dia seguinte. Eles chegam cansados na missa, mas não deixam de participar apesar do calor, do sol e da poeira, montados nos seus cavalos.
Tradicionalmente, realizado no estádio municipal, o Forró da Espora se mudou faz alguns anos para o Pátio de Eventos Ana das Carrancas (onde acontecem os grandes shows) e isso, infelizmente, contribuiu para a sua descaracterização. Por sorte, no entanto, o Forró está de volta ao estádio e, com isso, foi resgatado e estão garantidas as condições que fazem deste evento um marco no São João de Petrolina.
Mapa: Clique aqui para ver