Idealizado e organizado por Targino Gondim e Celso Carvalho, o Festival Internacional da Sanfona aconteceu pela primeira vez em 2009 e teve a sua sexta edição realizada em 2019.
Por se tratar de um evento totalmente gratuito, nem sempre é possível conseguir patrocinadores dispostos a bancar os custos para trazer artistas do Brasil e do exterior todos os anos. Ainda assim, Targino e Celso são batalhadores incansáveis que não medem esforços para fazer este festival acontecer em Juazeiro (BA).
Ao longo de três dias, com programação diurna e noturna, acontecem shows, oficinas e workshops, além de eventos paralelos como jam sessions e exposições. Tudo pensado e feito com três principais objetivos, segundo nos relata o próprio Celso Carvalho: “Valorizar e promover a sanfona como o principal instrumento da cultura musical regional; contribuir para despertar o interesse dos jovens pelo instrumento, oferecendo cursos e outras atividades didáticas para eles e também para os adultos; e mostrar que a sanfona está presente também em outros países e outras culturas, trazendo para isso artistas do exterior para expor a sua arte e fazer o devido e necessário contraponto com a cultura local. Assim é que artistas de diversos países, como Alemanha, França, Itália e Bulgária já se apresentaram em edições anteriores do Festival. Tudo em prol deste instrumento que é regional, mas também é universal e precisa ser divulgado para as novas gerações que vem chegando por aí”.
O festival acontece em Juazeiro (BA), no anfiteatro do Centro de Cultura João Gilberto ou então nas imediações, na Orla Nova da cidade. A data também não é fixa, podendo ser entre os meses de março e dezembro, dependendo do sucesso dos organizadores na captação de recursos junto aos governos estadual, federal e empresas privadas. Muitas vezes, a própria divulgação do evento acaba ficando um pouco prejudicada, por causa do tempo reduzido, mas nada disso deve atrapalhar ou desanimar o potencial interessado pelo assunto: é só ficar ligado nas redes sociais para saber quando acontecerá a próxima edição e depois relaxar para saborear os melhores artistas em apresentações impecáveis debaixo de uma organização caprichada.
Se alguns dos espectadores se sentam para apreciar a boa música ao sabor da brisa que sopra do Velho Chico e de uma cerveja gelada comprada no local, os mais animados não pensam duas vezes e vão dançar na frente do palco. De qualquer forma, há opções para todos os gostos e todos os estilos se fazem presentes: do forró à bossa nova, a sanfona é definitivamente um instrumento versátil e que ganha a merecida projeção com este importante festival.
Estando em Petrolina (PE) ou Juazeiro (BA), vale demais a pena verificar se, por alguma coincidência, o Festival Internacional da Sanfona não irá acontecer durante a sua permanência na região. Se este não for o caso, vale ainda mais a pena planejar a vinda para a época em que for acontecer. Só não dá para deixar passar esse evento tão bonito e significativo para a cultura regional e universal.
Mapa: Clique aqui para ver