Conheça o Sertão

Festival de Violeiros

Os melhores cantadores e repentistas de todo o nordeste comparecem ao festival, organizado pela prefeitura de Petrolina (PE). Eles improvisam sobre temas sorteados na hora – geralmente relacionados com assuntos atuais, polêmicos e/ou divertidos – e devem produzir versos em diferentes formatos conforme as regras do concurso.

Por isto, não basta a criatividade: é necessário também obedecer as métricas de cada categoria. O resultado é um show de técnica, criatividade e improviso que entusiasma a platéia formada por centenas de pessoas que se dirigem até a Concha Acústica da cidade para curtir a noite com amigos e a família.

Nos versos dos cantadores estão presentes os temas sertanejos, a pureza, a poesia, aos boas rimas, as estórias engraçadas, as conexões surpreendentes e, muitas vezes, também a malícia e o duplo sentido. Eles são acompanhados pelo som característico da viola sertaneja, dedilhada para manter o ritmo da apresentação e criar a ambientação dos versos.

De forma alternada, um cantador expõe a sua criação enquanto o outro cantador organiza as suas ideias, busca palavras, produz respostas para o companheiro, constrói os versos e, ainda por cima, dedilha a sua viola, tudo isso no intervalo de apenas alguns segundos. O evento acontece ao ar livre, concede premiações para as melhores duplas e faz parte da programação das festas juninas da cidade, sendo realizado de forma ininterrupta desde 1985 por Natanael Cordeiro. A noite é mágica e as horas passadas na companhia destes artistas são revigorantes.

Informações adicionais:

Compartilhe: