A festa é uma das maiores e mais bem organizadas da região. Realizada no primeiro final de semana de agosto, a festa tem início na sexta-feira e se estende até domingo. Uma extensa programação de shows é realizada nestes três dias.
O último dia, domingo, inicia pontualmente às 9h com um café da manhã sertanejo gratuito servido para todos os presentes, mas os encourados tem prioridade no atendimento. Ao longo do café, aboiadores fazem o seu canto em um carro de som estacionado ao lado, alternando a posse do microfone com depoimentos e discursos das autoridades presentes.
Barracas vendem chapéu de couro e outros itens de uso do vaqueiro sertanejo. Ao término do café, tem início um grande desfile em fila dupla que vai do galpão da Rua Cachoeira Dourada na Vila Santana, onde o mesmo acontece, até a igreja de São Joaquim, na vila de mesmo nome, num percurso com 4 km de comprimento.
Por volta das 11h tem início a missa que é rezada em homenagem aos vaqueiros presentes e aos que já se foram. Uma grande multidão se aglomera na frente de um palco, improvisado ao lado da igreja, para ouvir o padre, os aboiadores e o coral, num ritual de fé e religiosidade que é experimentado debaixo de céu azul, sol forte e muito calor.
Com o término da missa, por volta das 13h, os vaqueiros e a multidão se dispersam para almoçar. A festa continua no final da tarde, quando tem início a programação de shows do último dia de festas, no local reservado para esta finalidade.
A Festa dos Vaqueiros de Sobradinho realizada em 2017 foi a 15ª edição da mesma. Se no passado a festa deixou de ser realizada em alguns anos, os depoimentos ouvidos no lugar desta vez sugerem que a mesma agora ganhou força e prestígio, estando destinada a ocupar um lugar de destaque permanente na agenda de eventos regionais.
Para chegar em Sobradinho (BA) vindo de Petrolina (PE), deve-se seguir por cerca de 53 km pelo sul, via BR-122 e depois BA-210. Outra alternativa é seguir 56 km pelo norte, via BR-235 e depois BA-316. Uma boa sugestão, no entanto, é vir por um caminho e retornar pelo outro. Dessa maneira é possível aproveitar a viagem e conhecer a Represa de Sobradinho, uma outra importante atração turística da região.