Distante 270km de Petrolina (PE), a cidade de Exu (PE) é palco, todos os anos, de um grande evento musical em comemoração ao aniversário do sanfoneiro e compositor Luiz Gonzaga.
Gonzagão nasceu no dia 13 de dezembro de 1912. No dia do seu aniversário, e nos dois dias subsequentes, o município vive em função da data. Tudo começa no próprio dia 13, quando caravanas de sanfoneiros vindos de todo o Brasil se reúnem em Exu para um grande desfile pelas ruas da cidade e, logo em seguida, para um lindo e longo show em um dos palcos do Parque Aza Branca.
Em todos os momentos, a música de Luiz Gonzaga emana da orquestra de sanfonas com muita alegria a animação. O desfile pelas ruas da cidade começa por volta das 10h da manhã do dia 13, e, um pouco depois, tem início o show no Aza Branca. No início da tarde os sanfoneiros fazem uma parada para o almoço, num dos restaurantes da região, e ali o forró continua com toda força e animação dos sanfoneiros e a participação de repentistas locais. No final da tarde há um desfile e a noite um novo show no Aza Branca. A programação é extensa e atesta não apenas a importância do músico homenageado como ainda nos faz sentir como a sua presença e o seu legado ainda são tão vivos e relevantes.
Em 2019, o palco do show foi abrilhantado com a presença do músico amador, administrador de empresas aposentado e sanfoneiro de coração, Vicente Lucindo Leal. Admirador incondicional de Luiz Gonzaga e da sua obra, ele comparece a todos os eventos que são realizados em sua homenanagem ou que simplesmente trazem a sanfona como destaque.
Apesar de estarem localizadas em extremidades opostas do estado de Pernambuco (Petrolina fica no sul, na divisa com a Bahia e Exu fica no norte, na divisa com o Ceará) é possível ir e voltar desde Petrolina até Exu num mesmo dia e ainda aproveitar boa parte das comemorações do dia 13. A viagem é um pouco puxada, mas saindo cedo e chegando de noite, é possível fazer tudo em cerca de oito horas de volante. O restante do dia fica para ser aproveitado na terra do Rei do Baião, ao som dos melhores e mais entusiasmados sanfoneiros deste país, os quais não medem esforços para preservar o legado deste que foi o maior músico popular que o Brasil já conheceu. Quem puder ficar para os três dias de festa, com certeza não vai se arrepender.
Mapa: Clique aqui para ver