Conheça o Sertão

Do Junco a Carnaíba

Junco é um distrito de Juazeiro (BA), o primeiro do caminho de terra que liga Juazeiro a Campo Formoso. Quem está no Junco e deseja ir para Carnaíba do Sertão, também um distrito de Juazeiro, porém situado nas margens da BR-407, pode optar por fazer o caminho tradicional, voltando para Juazeiro pela BR-122 e dali seguindo para Carnaíba pela BR-407, num percurso de asfalto de 49Km.

Há, entretanto, um caminho de terra direto que liga os dois distritos, e que resulta num percurso muito mais curto e interessante, com cerca de 22Km de distância numa linha quase reta. Esta opção também pode ser interessante para quem está em Sobradinho e deseja ir para Carnaíba, sem ter que voltar para Juazeiro.

O caminho começa no distrito de Junco, onde uma saída à esquerda, no meio da cidade, dá início ao percurso em questão. No início há uma bifurcação e deve-se seguir à esquerda. O caminho da direita leva à um campo de futebol e não há saída depois dele. Indo pela esquerda o campo de futebol fica à direita e logo a frente há um portão que permanece fechado, apesar da relativa frequência com que passam veículos por essa estrada. O portão pode ser aberto e fechado sem problemas e a partir dali é só seguir em frente.

O trecho é bom, especialmente quando se chega no trecho da reta. Ali é possível desenvolver uma boa velocidade, até a chegada na BR-407. A parte inicial do caminho, no entanto, é um pouco mais difícil e totalmente deserta, enquanto segue ao longo de uma cerca do lado direito. Ao final desse trecho deve-se entrar à direita, passar por um mata-burro e seguir em frente. Este trecho final é mais habitado e a vegetação típica da caatinga pode ser apreciada em ambas as margens. Alguns animais soltos também buscam por sombra e um pouco de comida no local.

Há indícios de que o percurso entre o portão e o mata-burro pode ser feito também em linha reta, sem ter que dar a volta mostrada no mapa. Este caminho, no entanto, não foi verificado.


Mapa: Clique aqui para ver

Informações adicionais:

Compartilhe: