Conheça o Sertão

Do Flamengo a Araras

Um passeio interessante, que pode ser feito em um único dia, é seguir de Petrolina (PE) ou Juazeiro (BA) até Flamengo (distrito de Jaguarari-BA, cerca de 77Km de asfalto pela BR-407) e, no local exato onde a estrada de ferro cruza a BR-407, em Flamengo, entrar à direita e seguir por cerca de 24Km por uma estrada de terra que conduz até o povoado de Araras (em Campo Formoso-BA), no alto da serra de mesmo nome.

A estrada de terra que liga Flamengo a Araras proporciona uma experiência ímpar de contato com a caatinga, até a sede do povoado, na Serra das Araras.

A estrada é boa, tem pouco trânsito e pode ser percorrida por carro normal (exceto se tiver chovido). Ao longo da mesma, que não oferece nenhum tipo de apoio ao viajante (como combustível, mecânico ou borracheiro) a vegetação predominante é a da caatinga com muitos cactos e riachos secos pelo caminho. Pouquíssimas casas podem ser avistadas ao longo do caminho. Em poucos trechos a vegetação se torna mais densa e verde, lembrando que estamos no pé de uma serra.

Araras é, surpreendentemente, um povoado grande, com muitas casas, comércio e infraestrutura. Lá é possível fazer trilhas que conduzem à belíssimos paredões de solo aparente (um dos quais é visível logo que se chega ao povoado), a um forno de cal (que mais parece uma igreja, devido às suas grandes proporções) e há informações de que uma cachoeira também pode ser visitada nas imediações. Para conhecer todos estes locais, recomenda-se buscar a ajuda de um guia que seja morador do povoado.

A exploração de Araras e das suas atrações pode ser feita ao longo de um único dia, especialmente para quem saiu cedo de casa. O retorno não é demorado, já que os 24Km de terra podem ser percorridos em cerca de uma hora, e os outros 77Km de asfalto podem ser feitos também em outra hora de viagem. Assim, quem sair de Araras às 16h estará em Petrolina ou Juazeiro por volta das 18h ou 19h do mesmo dia. O dia terá sido intenso, mas a recompensa não será menor.

Mapa: Clique aqui para ver

Informações adicionais:

Compartilhe: