Conheça o Sertão

De Juazeiro a Campo Formoso

Campo Formoso (BA) é uma cidade com clima e vegetação completamente diferentes de Petrolina (PE) e Juazeiro (BA). Situada na encosta de uma serra, possui clima ameno e uma vegetação densa e verde.

É um município que abriga diversas grutas de imensa beleza. Por esses motivos, além de muitos outros, Campo Formoso é um destino bastante procurado por quem está em Petrolina ou Juazeiro.

O percurso natural, para quem vem do norte (Petrolina ou Juazeiro), é seguir em direção ao sul pelo asfalto da BR-407 até Senhor do Bonfim (BA), e depois pelo asfalto da BA-220 até Campo Formoso (BA). Um percurso alternativo é seguir por estrada de terra desde Juazeiro. A viagem tem praticamente a mesma distância (~150Km), mas o caminho alternativo permite apreciar o sertão longe do asfalto e a caatinga mais de perto, onde pequenos povoados, pessoas cordiais e animais soltos levam a vida.

Não é um caminho difícil, mas é necessário ter muita disposição para enfrentar um percurso de terra tão longo. Este percurso começa no distrito de Junco, ainda em Juazeiro (BA), e passa por diversos povoados até chegar em Campo Formoso. Um pouco mais adiante, no distrito de Sobrado, a estrada de terra se divide em duas: é possível seguir pela esquerda ou pela direita. Os dois caminhos se unem mais adiante, um pouco antes de Bruteiro, de modo que a opção por um ou por outro caminho é indiferente, a não ser pela paisagem (além da caatinga, casas abandonadas e pequenas roças podem ser vistas ao longo de ambos).

Seguindo em frente, passa-se pelos povoados de Gangorra, Sobradinho, Poço da Onça e Pedreira. Um pouco depois deste último, e antes de chegar em Garajau, é possível fazer uma pequena parada (curta, para não atrapalhar a viagem) e sair à esquerda para conhecer a cachoeira da Gameleira, também conhecida como cachoeira do Salitre. Depois de Garajau passa-se por Curral Velho, onde uma estrada de terra (situada à esquerda) permite desviar do caminho e fazer um trajeto direto até Juremal, na BR-407.

Mais adiante, depois de Curral Velho, fica o povoado de Abreus. Neste ponto, existem vários caminhos que levam até Campo Formoso. Um deles, por exemplo, segue pela esquerda, passando pelos povoados de Casas Velhas e Bebedouro até chegar em Pacuí. Cerca de 9Km antes de Pacuí (ou 2,5Km depois de Casas Velhas), entre Casas Velhas e Bebedouro, fica a gruta do Sumidouro, outro ponto de grande interesse situado neste caminho. De Pacuí é possível ir até o quilombo de Laje dos Negros.

Dependendo do caminho escolhido a partir de Abreus, diversos outros povoados são encontrados ao longo do caminho. No final deste árduo trecho de terra retorna-se ao asfalto, via BA-220, onde Campo Formoso pode ser alcançada logo depois da cidade de Poços. É neste trecho final da estrada de terra que estão situadas as principais grutas do município, mas a visita deve ser feita apenas com o acompanhamento de um guia especializado, em função do risco que apresentam. Uma vez iniciado o trecho de asfalto, pela BA-220, é possível avistar grandes plantações de sisal em ambas as margens da pista. Eventualmente, se o tempo permitir, vale a pena fazer uma parada para conhecer uma fazenda sisaleira em operação.

Fazer o trajeto entre Juazeiro (BA) e Campo Formoso (BA) por este caminho é uma pequena aventura que consome boa parte de um dia. Por isso, é importante sair cedo e, depois de chegar em Campo Formoso, fazer logo o retorno pelo asfalto sem perder muito tempo, garantindo o retorno para casa no mesmo dia da partida. Caso contrário, a noite chegará e será necessário pernoitar pelo caminho. Se as condições permitirem, é claro que valerá a pena descansar em Campo Formoso e aproveitar os dias seguintes para conhecer as grutas da região, entre outras atrações.

Mapa: Clique aqui para ver

Informações adicionais:

Compartilhe: