Conheça o Sertão

Da Serra da Santa ao Serrote do Urubu

A Serra da Santa e o Serrote do Urubu são destinos turísticos importantes em Petrolina (PE). O caminho natural, para ir de um ao outro, é voltar pela BR-428 até o centro de Petrolina e, a partir de lá, seguir pela avenida Pedrinhas (que na verdade é uma rodovia asfaltada) até o Serrote do Urubu.

Trata-se de um percurso longo e totalmente asfaltado que não permite apreciar a riqueza da paisagem da caatinga. Um caminho muito mais interessante, no entanto, é seguir diretamente da Serra da Santa, por meio de uma estrada de terra, até chegar na avenida Pedrinhas, próximo à margem do rio.

Neste caminho é possível apreciar a vegetação típica da caatinga, além de cenários lindos, como é o caso de uma lagoa situada no meio de uma formação rochosa e outra lagoa num campo aberto, forrada por uma vegetação verde e ladeada por uma única árvore (o local é conhecido como Muquém). Além disso, o caminho até o asfalto, e mesmo depois dele, passa por muitas fazendas produtoras de uva e manga.

Uma vez no asfalto (avenida Pedrinhas), deve-se seguir à direita para chegar ao Serrote do Urubu e passando por Pedrinhas. O sentido da esquerda conduz ao povoado de Nova Descoberta. Neste trecho (sentido Serrote do Urubu) existem diversas saídas à esquerda, algumas particulares outras públicas, que permitem chegar até a margem do rio São Francisco. São locais de imensa beleza, onde barcos, ilhas e o próprio rio podem ser avistados e apreciados.

Seguindo em frente, depois do Serrote do Urubu, chega-se ao centro de Petrolina. Todo o percurso, desde a saída até o retorno a Petrolina, passando pela Serra da Santa, pela estrada de terra e pela avenida Pedrinhas, envolve apenas cerca de 70km e uma experiência de contato inesquecível com a caatinga e o sertão. Muito recomendado para quem está em Petrolina (PE) ou Juazeiro (BA) e deseja escapar um pouco do ambiente urbano.


Mapa: Clique aqui para ver

Informações adicionais:

Compartilhe: