Conheça o Sertão

Curaçá

Essa cidade baiana fica a cerca de 100km da pernambucana Petrolina. O trajeto a seguir, a BA-210, está em boas condições e tem tráfego relativamente reduzido. Curiosamente, Curaçá (BA) se assemelha à Santa Maria da Boa Vista (PE), localizada do lado oposto do Rio São Francisco.

Pacata e simpática, tem pouco mais de 30 mil habitantes. Na área urbana, apresenta casarões antigos e bem conservados, uma bonita vista do Rio São Francisco e praças agradáveis. As cores das fachadas formam um mosaico bastante interessante e refletem a personalidade receptiva do curaçaense.

Aos finais de semana, a vida noturna costuma ser agitada. Uma ilha em frente a orla da cidade também é um dos pontos onde as pessoas costumam se divertir. As iguarias do município resgatam o sabor interiorano. Os rústicos restaurantes disponibilizam a típica culinária ribeirinha, que deixa qualquer turista com o gostinho de quero mais.

As manifestações folclórico-religiosas, como a Festa de São Benedito (no dia 30 de dezembro), a famosa Marujada (no dia 31 de dezembro), a Procissão do Bom Jesus da Boa Morte (no dia 1º de janeiro), a Serenata Recordar e Viver (em maio) ou ainda a Festa dos Vaqueiros (em julho), costumam juntar centenas de pessoas pelas ruas da cidade e são de visitação obrigatória para quem se interessa pela cultura sertaneja.

Na zona rural, as principais atrações são a Gruta de Patamuté, onde acontece uma importante romaria todos os anos, e o povoado de Poço de Fora. Com tantas atrações, Curaçá (BA) é uma excelente sugestão de passeio.

Informações adicionais:

Compartilhe: