Conheça o Sertão

Corrida de Argolinhas de Russianos e Japoneses

A corrida de argolinhas é um esporte tradicional no Nordeste. Nela, duplas de cavaleiros correm lado a lado para tentar retirar, com uma pequena lança de mão, uma argolinha de fica suspensa no meio do trajeto. Concentração e precisão são vitais para retirar a minúscula argolinha enquanto cavalgam em disparada.

Esta edição, realizada no distrito de Carnaíba do Sertão, município de Juazeiro (BA), no entanto, carrega algumas particularidades. A começar pelo nome, cuja origem é difícil de traçar.

Seria alguma referência à guerra Russo-Japonesa, ocorrida nos anos de 1904 e 1905, e conhecida como a “primeira maior guerra do Século XX”? O fato é que a tradição se perde no tempo e talvez não seja mais possível descobrir. Segundo uma das moradoras do local, o pai dela, atualmente com 97 anos, já participava dessas corridas quando era jovem. Ainda segundo ela, o esporte veio do interior do Piauí e se estabeleceu em Juazeiro (BA) há décadas, tendo sido reativado apenas em 2016, depois de alguns anos sem realização. A expectativa, agora, é que o mesmo volte a acontecer todos os anos, sempre nos meses de novembro.

Dois grupos de cavaleiros se vestem de branco, com faixas e adornos azuis (Russianos) ou vermelhos (Japoneses). Cada um tem a sua própria rainha, que honra as cores da agremiação, com vestidos e bandeiras, e até os cavalos são pintados e enfeitados com a cor correspondente. Na disputa, que acontece depois de um desfile pela vila de Carnaíba do Sertão, duplas (formadas por um Russiano e outro Japonês) correm em uma raia enfeitada com bandeirinhas coloridas, cada um tentando retirar a sua argolinha. Depois de cerca de 2 horas de disputas, a agremiação que consegue retirar o maior número de argolinhas recebe o título de campeão.

Dezenas de moradores e transeuntes deixam o que estão fazendo para torcer com grande animação pela sua equipe preferida – uma escolha cuja razão não pode mais explicar, e que remonta às escolhas de ancestrais em tempos imemoriados. Mas que nem por isso deixa de provocar grandes paixões, engajamentos e também comemorações depois de anunciado o resultado.

Informações adicionais:

Compartilhe: