Distrito do município baiano de Maragogipe, situado na foz do rio Paraguaçu e nas proximidades da Baía de Todos os Santos.
O principal atrativo de Coqueiros é a cerâmica que é produzida de forma artesanal por vários dos seus moradores. Famosa em todo o país, esta cerâmica e os seus ceramistas já foram até tema do DVD “Barro Vivo – Panelas de Cerâmica de Coqueiros”, que é parte (volume 9) da coleção intitulada “Artesãos da Cultura Baiana” e que foi produzido, entre outros, pelo Instituto Mauá e pela TVE Bahia, com apoio do governo estadual.
Coqueiros fica a apenas 14 km de distância de Cachoeira (BA) e São Félix (BA), duas cidades de grande importância histórica e cultural na região. Por isso, visitar Coqueiros constitui uma opção interessante para quem já se encontra em uma destas cidades.
Para encontrar os ceramistas e a sua produção, é necessário interagir com os moradores. É preciso perguntar quem são e onde moram, se dirigir até as suas casas, puxar conversa e pedir para ver o seu material. Eventualmente, algumas barracas montadas na beira da estrada oferecem os produtos de forma mais direta. No entanto, a experiência da interação com os moradores pode ser muito gratificante. Este é o caso, por exemplo, da Dona Cadu, uma ceramista ativa que, com 97 anos de idade, tem prazer em abrir o seu ateliê para os visitantes e conversa animadamente com todos sobre tudo. Ela explica, por exemplo, como são produzidas as peças e, especialmente, como são montados os fornos artesanais nas margens do rio Paraguaçu para fazer a queima das peças. Quando não chove, o visitante de Coqueiros pode ter o privilégio de conhecer de perto um destes fornos e ter a sorte de vê-los em ação em meio a um cenário de imensa beleza natural.
Fora isso, Coqueiros é um lugar onde a gastronomia à base de frutos do mar é reconhecida e altamente recomendada, especialmente nos quiosques que ficam no final do distrito, na foz do rio Paraguaçu. É ao longo da foz, inclusive, onde ficam estacionadas diversas embarcações, de tamanhos, cores e estilos bastante variados, e que compõem lindamente com a paisagem natural do lugar.
Para conhecer Coqueiros, uma manhã ou uma tarde são suficientes. Visitar o lugar é uma opção muito interessante para quem deseja explorar um pouco mais do Recôncavo baiano, sem no entanto se distanciar muito de Cachoeira (BA) e São Félix (BA).