Quem trafega pela BR-407, saindo de Juazeiro (BA) e indo para Senhor do Bonfim (BA), pode observar, do lado direito da pista, entre os distritos de Juremal e Massaroca (ambos em Juazeiro, BA), um comboio de vagões de trem abandonados.
Esse comboio, provavelmente deixado sobre os trilhos depois que a ferrovia deixou de operar, na década de 1950, pode ser visitado com facilidade.
Para conhecer o local basta sair à direita da BR-407, por um pequeno trecho de terra com 60 metros de comprimento. O ponto exato desta saída fica a 14Km depois de Juremal, 3,5Km antes de Massaroca ou 53Km depois de Juazeiro.
O comboio se estende por cerca de 250 metros, do primeiro ao último vagão. Eles continuam sobre os trilhos e estão todos enferrujados e tomados pela caatinga, que avança sobre os mesmos sem dó, mas ainda assim é possível conhecer um pouco dos resquícios de um período em que a ferrovia reinava soberana na região, sendo o principal meio de transporte de pessoas e produtos no lugar. Ali, por exemplo, existem vagões fabricados na antiga Iugoslávia e também outros fabricados no território brasileiro.
O acesso é fácil a partir da BR-407 e o local pode ser apenas um ponto de parada e visitação para quem passa pela rodovia. O passeio, no entanto, pode ser combinado com uma visita à Ponte de Ferro, situada nas margens da mesma rodovia e que faz parte da ferrovia. Ela fica entre os distritos de Juremal e Carnaíba do Sertão, portanto no caminho de volta para Juazeiro (BA) ou Petrolina (PE).
Passando pela BR-407, não deixe de conhecer o comboio de vagões entre Massaroca e Juremal e a Ponte de Ferro entre Juremal e Carnaíba do Sertão.
Mapa: Clique aqui para ver