Principal atração religiosa e turística de Juazeiro do Norte, a Colina do Horto é um local elevado situado em área urbana, de onde se pode avistar todo o Vale do Cariri e a Chapada do Araripe.
A Colina do Horto abriga a famosa estátua de Padre Cícero (com 27 metros de altura e erguida em 1969), o Museu Vivo do Padre Cícero e a igreja do Senhor Bom Jesus do Horto, entre outras atrações.
É possível encontrar ainda centenas de comerciantes e ambulantes que vendem lembranças do lendário Padre Cícero e alimentos para devotos vindos do país inteiro, que ali se reúnem várias vezes por ano, em grandes romarias. Os ônibus fretados, que chegam em grandes quantidades e são usados para o transporte dos romeiros, costumam ficar estacionados no entorno da Colina. Trata-se, pois, de um grande complexo em homenagem ao famoso padre.
Padre Cícero (1844-1934) foi uma figura religiosa e política. Foi o primeiro prefeito de Juazeiro do Norte e se elegeu deputado federal, sendo ainda vice-governador do Ceará. Excomungado pela igreja católica, foi reabilitado posteriormente.
Por toda a sua atuação religiosa, política e social antes de Juazeiro do Norte se tornar um município, e também por causa da sua associação com supostos milagres acontecidos na sua época, o Padre Cícero era e é venerado até hoje, especialmente no Nordeste. Um dos seus principais devotos era nada mais nada menos do que o também famoso Lampião. Não obstante, imagens de todo o tamanho do Padre Cícero ainda são encontradas em casa e estabelecimentos comerciais por todo o interior do Nordeste.
Na Colina do Horto, além da estátua, é possível visitar o museu onde estão guardados documentos, fotografias e, principalmente, ex-votos que contam um pouco da história de vida do Padre.
Visitar a Colina do Horto é uma experiência inesquecível. Além dos devotos, que cumprem rituais e deixam inscrições no pé da estátua do Padre Cícero, a gigantesca quantidade de fiéis, adoradores e simpatizantes que chegam de todas as partes e em grandes quantidades o tempo todo é uma prova viva da devoção a este líder. Por isso, conhecer a Colina do Horto não é apenas um passeio como outro qualquer, mas também uma aula de história e de fé sobre o Brasil atual e o nosso passado recente.