Conheça o Sertão

Cerâmica Serra da Capivara

Criada para gerar renda para as comunidades que vivem no entorno do Parque Nacional Serra da Capivara, a Cerâmica Serra da Capivara é hoje em dia parte indissociável dos roteiros que levam ao parque.

Com uma produção artesanal, a Cerâmica Serra da Capivara desenvolve produtos rústicos, diferenciados e de alta qualidade, que são comercializados em todo o Brasil e também no exterior. Decorados, em sua grande maioria, com motivos inspirados nas pinturas rupestres encontradas nos sítios arqueológicos do Parque, a cerâmica é facilmente reconhecida, bastante apreciada e valorizada no mercado.

Como a cerâmica está situada nas proximidades de uma das entradas do Parque, no município de Coronel José Dias (PI), vizinho de São Raimundo Nonato (PI), é comum que as visitas aconteçam antes, depois ou mesmo durante o passeio pelo Parque, pois ela dispõe de um restaurante que é utilizado pelos visitantes no horário do almoço. Assim, é quase impossível conhecer o parque sem visitar a cerâmica e vice-versa, nem que seja para fazer uma refeição na hora do almoço. Mas, naturalmente, a visita não se restringe ao almoço e inclui um passeio guiado por um funcionário treinado especialmente para esta finalidade pelas áreas de produção, e que vão desde a formação da argila até os moldes, a pintura e a queima nos fornos.

Tendo se desenvolvido bastante ao longo dos anos, a Cerâmica hoje é formada não apenas pela fábrica, mas também por uma loja, onde produtos acabados podem ser adquiridos por preços mais convidativos, o restaurante e também uma pousada, onde muitos visitantes do parque preferem se hospedar, em função da proximidade com o mesmo. A área urbana com maiores opções e mais próxima, em São Raimundo Nonato (PI), fica a cerca de 25km da entrada do parque.

Na fábrica trabalham moradores da região e, em particular, antigos funcionários e guias do Parque. É o caso, por exemplo, do senhor Nivaldo. Ele foi o primeiro guia do Parque e serviu, durante os anos iniciais, como guia pessoal da Niède Guidon, idealizadora, gestora e principal referência do lugar. Depois de aposentado como guia, o senhor Nivaldo tornou-se ceramista e trabalha atualmente na fábrica.

Para além da beleza da cerâmica e do seu processo produtivo, a visita ao local revela um projeto muito bem executado e bem-sucedido nos seus propósitos: gerar renda de forma sustentável e se tornar fonte de recursos para as pessoas que vivem ao redor do Parque. Por tudo isso, não deixe de incluir uma visita à Cerâmica em algum momento do seu passeio pelo Parque Nacional Serra da Capivara. É um exemplo que alimenta a alma e renova as esperanças de um país mais justo e solidário.

Mapa: Clique aqui para ver

Informações adicionais:

Compartilhe: