Conheça o Sertão

Cânions de Xingó

O trecho situado entre Paulo Afonso (BA) e Piranhas (AL), formado pelo Rio São Francisco e as suas duas margens, é conhecido como “Monumento Natural do Rio São Francisco”.

Trata-se de uma região que foi inundada para acumular água para a Usina Hidrelétrica de Xingó, e por isso ali a profundidade chega a cerca de 200 metros. Ainda assim, o lugar briga formações rochosas de grande altura e beleza, a qual ficou conhecida como “Cânions do São Francisco”, ou simplesmente “Cânions de Xingó”.

Conhecer e navegar pelos cânions neste trecho é, portanto, um passeio fundamental para quem está em Piranhas (AL) ou Paulo Afonso (BA). O passeio que parte de Paulo Afonso (BA) sofre de falta de regularidade. Assim, a melhor opção é contratar o passeio em Piranhas (AL). Existem diversas atrações em ambas as margens, as quais podem e merecem ser usufruídas de formas diferentes.

Quem vai de catamarã, por exemplo, pode sair do Karranca’s Bar e Restaurante ou então da Praia da Dulce. No caso do catamarã que parte do Karranca’s, o seu destino é o Porto de Brogodó, onde ele fica parado por algum tempo e onde é possível se banhar nas águas do rio. Já o catamarã que parte da Praia da Dulce, e que pertence ao Restaurante Ecológico Castanho, tem como destino o Porto de Grotas, do lado oposto do Porto de Brogodó. A partir de ambos é possível fazer um passeio de canoa até o local conhecido como Gruta do Talhado.

No entanto, o passeio de catamarã (tanto do Karranca’s quanto do Castanho) não permite a exploração de todos os pontos de interesse do lugar. Quem quiser se aventurar e explorar melhor todas as atrações oferecidas, deverá alugar uma lancha e pedir para visitar pontos como o Vale dos Mestres, o Paredão do Pôr-do-Sol, a Imagem de São Francisco e a Gruta da Vida. Outras opções para quem vai de lancha é conhecer todos os resorts situados neste trecho do rio (Castanho e Show da Natureza) e também os Portos de Brogodó e de Grotas, além da já citada Gruta do Talhado.

Assim, o passeio de catamarã acaba sendo um pouco mais limitado, pois vai do ponto de partida até o destino final sem parar nas atrações que existem no caminho. No máximo, estas podem ser avistadas de longe. Já no caso da lancha, tudo é possível e o dia pode acabar sendo muito melhor aproveitado.

Um período (manhã ou tarde) é suficiente para conhecer os famosos cânions de catamarã. O passeio principal parte do Karranca’s Bar e Restaurante, situado nas proximidades do centro histórico de Piranhas (AL) e do lado da Barragem de Xingó. Lá, uma excelente infraestrutura, com boa gastronomia, áreas de lazer, lojas e banheiros, está à disposição do turista.

Os ingressos podem ser adquiridos no próprio local ou então nas agências de turismo de Piranhas (AL), com antecipação. O roteiro, com duração aproximada de três horas (uma hora de ida, uma hora de banho e uma hora de volta), leva os passageiros em modernos catamarãs pelas águas calmas da represa até o Porto de Brogodó. No caminho, ao sabor do vento delicado e refrescante, podem ser apreciadas as lindas vistas das rochas e elevações que decoram as margens. O serviço de bordo do catamarã fornece os complementos necessários para uma experiência plena, tanto na ida quanto na volta.

No Porto de Brogodó (assim como no Porto de Grotas, situado em frente) está instalada uma piscina flutuante que garante a proteção dos turistas ao mesmo tempo em que permite o banho nas deliciosas águas do rio. Além disso, existe uma infraestrutura para descanso, consumo de alimentos e bebidas para serem desfrutadas durante a permanência no local de grande impacto visual. Os mais curiosos podem ainda alugar pequenas canoas que navegam pelas estreitas passagens entre as rochas e revelam ainda melhor a beleza e a sofisticação dos cânions na Gruta do Talhado.

Se os Portos de Brogodó e de Grotas são as principais atrações dos cânions, não deixe de conhecer também os outros pontos citados acima, de preferência pessoalmente. Para isso, no entanto, será necessário contratar uma lancha, o que pode ser feito em Piranhas (AL) ou diretamente na Praia da Dulce. O passeio será mais longo (provavelmente um dia inteiro), mas a recompensa será muito maior. Se tiver pouco tempo, faça apenas o passeio de catamarã, pelo menos para ter uma ideia da grandeza e da beleza destes famosos cânions.

Informações adicionais:

Compartilhe: