Ao lado do Pico do Papagaio, a Cachoeira do Pinga é uma das principais atrações da zona rural de Triunfo. São seis quedas d’água sucessivas, sendo que a primeira forma uma piscina natural onde banhistas podem usufruir das suas águas geladas. A principal queda, no entanto, tem cerca de 60m de altura e configura uma paisagem de grande imponência e exuberância, ainda mais quando se leva em conta a densa e verde vegetação que a cerca.
Por isso, visitar a Cachoeira do Pinga é um passeio obrigatório para quem estiver em Triunfo (PE) ou região. Distante apenas 5km do centro da cidade, a cachoeira fica numa propriedade particular que cobra uma pequena taxa pela visitação.
O acesso, em direção ao sul, não é dos piores (apesar das pedras e da pouca largura) e pode ser percorrido em carros comuns, especialmente os mais altos. Mesmo assim, o melhor é fazer o percurso num carro mais robusto que pode ser contratado, juntamente com guias especializados, no centro de Triunfo (PE). Para conhecer a Cachoeira do Pinga, uma manhã ou uma tarde são suficientes.
Uma vez na propriedade, o carro deve ser deixado num estacionamento onde também funcionam uma pequena lanchonete e banheiros. De lá, deve-se caminhar por cerca de 200m em uma escadaria em declive que conduz o visitante às diversas quedas d’água. A maior delas é a última, e nela a queda pode ser apreciada de frente, a uma distância muito curta. Um corrimão de ferro delimita até onde os visitantes podem chegar em segurança, não sendo recomendável ultrapassar aquele ponto.