Distante cerca de 230 Km de Petrolina (PE), o município de Bodocó fica no extremo norte de Pernambuco, tem pouco mais de 35 mil habitantes e faz fronteira com o Ceará. A Chapada do Araripe faz parte do cenário regional e duas das principais atrações ecoturísticas proporcionam excelentes paisagens.
A Pedra de Claranã, a primeira delas, se sobressai numa paisagem de vegetação verde e alta, que lembra os restos de uma floresta tropical, e fica a apenas 12 Km do centro da cidade.
No caminho, vale a pena parar para conhecer a “Jibóia”, uma fazenda sobre uma plataforma rochosa onde estão localizados os chamados caldeirões. Juntos, eles formam um cenário curioso e de grande beleza. O Caldeirão do Amor é o mais famoso do conjunto, por possuir a forma de um coração.
A Pedra, propriamente dita, oferece diversas possibilidades de exploração. Ela pode ser escalada pela frente, caminhando sobre uma superfície rochosa e inclinada, que conduz o visitante através de pequenos caldeirões para vistas da planície e da Chapada, cada vez mais surpreendentes à medida em que se ganha altura. Um pouco mais para a esquerda, é possível seguir através de uma caverna e depois pelo meio de uma mata fechada, até atingir um dos topos da Pedra, de onde se avista toda a sua imponência se destacando do entorno. Existe também um acesso por trás, mais longo e mais difícil, que permite chegar até o ponto mais alto da Pedra. Recomenda-se, para estes dois últimos trechos, o acompanhamento de um guia local, que pode ser contratado nos hotéis da cidade.
O Brejo de Santo Antônio fica um pouco mais longe do centro – cerca de 45 km. A partir do Brejo, uma subida a pé com duração de cerca de 30 minutos conduz o visitante à uma espécie de mirante natural, de onde se pode admirar a vastidão e a grande beleza da região. Esse passeio é recomendado especialmente para a parte da tarde, quando a luz amarelada do pôr do sol cobre o vale de cores vibrantes e saturadas.
Para a cidade, a recomendação é conhecer a igreja que fica em uma simpática praça. O comércio que ocupa as ruas vizinhas é intenso nos dias de semana, porém nos finais de semana o movimento reduz e dá lugar para o papo nas calçadas e o lazer ao ar livre, geralmente na forma de pacatos jogos de cartas ou de dominó. Também não se pode deixar Bodocó (PE) sem visitar as fábricas de doce de leite e de queijo, com produtos de selo e fama regional. Geralmente pequenas e com poucos funcionários, elas acolhem, com grande simpatia, todos os visitantes. A degustação torna o passeio gastronômico ainda mais saboroso. Dessa maneira, o turista pode conferir os detalhes de uma produção artesanal repleta de admiradores.