Conheça o Sertão

Piaçabuçu

Depois de percorrer mais de 2800km, desde a nascente na Serra da Canastra, em Minas Gerais, e banhar 521 municípios em cinco estados, é em Piaçabuçu, cidade situada na costa de Alagoas, na divisa com o estado de Sergipe, que o Rio São Francisco finalmente encontra o seu merecido descanso, junto às águas do Oceano Atlântico.

Piaçabuçu (AL) é uma cidade pequena e sem maiores atrativos nem infraestrutura adequada para o turismo. Mas é de lá que partem os passeios de barco que seguem alguns quilômetros pelo rio acima, até alcançar a foz do Velho Chico.

O passeio pode ser contratado no centro de Piaçabuçu (AL), no local onde funciona um “Terminal Turístico” dentro de um grande galpão antigo. O terminal abriga uma espécie de centro de artesanato local, e é ali que circulam guias e pescadores que oferecem passeios de barco até a foz. O assédio, na verdade, começa um pouco antes, assim que o carro é estacionado nas proximidades. A pressa em fechar o passeio é grande, e é bem possível que nem todas as informações sejam adequadamente prestadas pelo fornecedor, que também não criará facilidades para comparar preços e roteiros. Mas, ainda assim, é um passeio que vale muito a pena ser feito.

Num roteiro que pode levar algumas horas, o barco (pequeno ou catamarã) conduz o visitante pelo trecho final do Rio São Francisco, num cenário de imensa beleza tropical natural ladeado por praias, dunas e coqueiros. Depois de cerca de uma hora de viagem, o barco atraca do lado esquerdo, no local próximo de onde o rio encontra o mar. Ali, as dunas de areia fina se alternam por longas distâncias e a imensidão parece não ter fim. No local onde os barcos ancoram existem barracas de todo tipo, incluindo comes, bebes e artesanato. A pedida ali é fazer uma boa caminhada sobre as dunas, aproveitando para usufruir das lindas paisagens formadas pelo encontro das águas com as dunas de areia branca. Em seguida, uma cerveja gelada ou um espetinho numa destas barracas podem ser uma boa pedida para repor o suor e as energias gastas na caminhada. No horário combinado deve-se voltar para o barco, que então iniciará outra hora de viagem até o local da partida, em Piaçabuçu (AL).

Além do passeio de barco até a foz, Piaçabuçu (AL) oferece ainda duas atrações: a primeira é um passeio pelo local onde existe uma grande quantidade de barcos ancorados, nas proximidades do terminal. Uma parte destes barcos está sendo reparada, outra parte construída, tanto em terra quanto no mar. Caminhar por esse lugar pode ser um pouco difícil e desencorajador, mas a recompensa vem na forma de lindas fotos dos barcos coloridos que estão sendo recuperados ou montados pelos pescadores que ali tem o seu ganha-pão.

Outra sugestão de passeio em Piaçabuçu (AL) é conhecer o ateliê do Zé da Véia. Ele, que já foi construtor de barcos grandes, hoje em dia produz miniaturas de barcos e outros itens, todos em madeira. O seu ateliê é uma loja com uma infinidade de itens, a maioria deles à venda, e a visita vale também pela conversa e pelas histórias que são contadas pelo próprio Zé da Véia. Ele, inclusive, tem orgulho em mostrar a medalha de um prêmio já recebido, quando foi homenageado como artesão de Alagoas.

Passar o dia em Piaçabuçu (AL) é uma excelente opção para quem está em Penedo (AL), já que apenas 30km separam uma cidade da outra. De fato, seria impensável chegar até Penedo (AL), vindo do sertão, e não conhecer a foz do Velho Chico, onipresente e de imensa importância para tantos estados do Brasil.

Mapa: Clique aqui para ver

Informações adicionais:

Compartilhe: