Com cerca de 84 metros de altura, a Ponte Dom Pedro II, também conhecida como Ponte Metálica, é uma das principais atrações urbanas de Paulo Afonso (BA).
Construída na década de 1950 sobre o Rio São Francisco, na divisa entre os estados de Alagoas e Bahia, a ponte é uma expressão máxima da engenharia da época e também separa os municípios de Delmiro Gouveia (AL) e Paulo Afonso (BA).
Utilizada com frequência para a prática de rapel (descida em corda), bungee jump (salto com corda amarrada) e até base jump (voo livre sem amarrações), a ponte é visitada por milhares de turistas e transeuntes todos os dias. Afinal de contas, por cima dela passa a BR-423, rodovia federal muito importante na região. Além disso, todos os visitantes de Paulo Afonso (BA), invariavelmente, param os seus carros antes ou depois da ponte (não há como parar em cima) e seguem caminhando pelos acostamentos para apreciar a vista dos cânions e do próprio rio em ambos os lados.
Caminhar sobre a ponte é uma experiência por si só. Além da altura impressionante e das paisagens incríveis, a ponte balança com a passagem de carros e veículos pesados. Em um dos lados é possível ver, ao fundo, a barragem da Usina de Paulo Afonso IV, que integra o sistema de usinas hidrelétricas da CHESF em Paulo Afonso, juntamente com a Usina Hidrelétrica Apolônio Sales (antiga Moxotó).
Esta ponte é homônima da ponte sobre o Rio Paraguaçu, que interliga as cidades de Cachoeira e São Félix no Recôncavo Baiano. Além disso, ambas possuem estrutura metálica. O vão entre a ponte e o leito do rio, no entanto, é muito maior na ponte de Paulo Afonso (BA).
Mapa: Clique aqui para ver