A fé e a religiosidade em Petrolina (PE), especialmente nos povoados do Capim e do Serrote do Urubu, são praticadas com grande fervor na Serra da Santa.
Com milhares de visitantes todos os anos, o local é uma espécie de santuário, situado nas margens da BR-428 (que liga Petrolina a Lagoa Grande e, mais adiante, também Recife) e que é avistado por todos que entram ou saem da cidade por essa rota.
O local chama a atenção pelas pedras pintadas de branco e pelos 93 degraus que formam a escadaria que conduz até um conjunto de capelas onde estão guardadas, ou expostas, uma grande variedade de imagens de santos. A principal é a imagem de Nossa Senhora de Lourdes, que dá nome ao local e que teria sido colocada ali há mais de 60 anos por um padre da comunidade. Mas há também imagens do padre Cícero e do Frei Damião, entre muitos outros.
Ao lado e atrás das capelas existe uma grande quantidade de ex-votos, simbolizando as graças alcançadas pelos visitantes. São modelos de madeira de pernas, braços, joelhos, mãos e outras partes do corpo humano que possuíam enfermidades e geravam sofrimento e que, de alguma forma, foram curadas pela intervenção da religiosidade e da fé. Uma grande peregrinação ao local acontece todos os anos, no dia 25 de dezembro, tendo como ponto de partida o povoado do Capim. Restos de fogos de artifício são lembranças de grandes comemorações no lugar.
Distante apenas 25Km do centro de Petrolina, a Serra da Santa é muito mais do que apenas um local de fé e religiosidade. Atrás das capelas há uma trilha (com pouco mais de 1km de extensão) que conduz ao topo da serra, onde vistas panorâmicas de grande beleza de toda a região podem ser apreciadas. A subida não é fácil, pois existem muitas pedras e obstáculos no caminho. Em alguns trechos, inclusive, é necessário se equilibrar e se apoiar nas pedras maiores. De lá de cima, no entanto, é possível ver Petrolina, a BR-428 nos dois sentidos, os povoados do entorno e até o Rio São Francisco. A vegetação, típica da caatinga, forma um conjunto de grande beleza.
Duas horas são suficientes para fazer este passeio (subida e descida da serra, incluindo a visitação das capelas). Some-se a isso cerca de trinta minutos para chegar ao local a partir do centro de Petrolina ou Juazeiro, e a visitação toda pode ser feita em apenas uma manhã ou tarde.
Mapa: Clique aqui para ver