O Geopark Araripe é um conjunto de pontos situados na Chapada do Araripe, onde são encontrados locais com formações de grande interesse geológico e paleontológico. Ocupa uma área de seis municípios cearenses: Barbalha, Crato, Juazeiro do Norte, Missão Velha, Nova Olinda e Santana do Cariri. Estima-se que sua área ultrapasse 3.800 km². Cada ponto é identificado através de placas com textos em português e inglês que explicam as origens e a importância científica do lugar.
É um passeio distante pouco mais de cerca de 300 km, que pode ser feito num final de semana, e que proporciona momentos de grande beleza e diversão.
Saindo de Petrolina (PE), sugere-se tomar, em Lagoa Grande (PE), a estrada que segue por Santa Cruz (PE), Ouricuri (PE), Bodocó (PE) e Exu (PE). Essa opção disponibiliza uma estrada igualmente boa, com a vantagem de ser praticamente isenta de caminhões, o que torna a viagem mais tranquila e segura.
Exu, a última cidade de Pernambuco nesse roteiro, fica no pé da Chapada do Araripe, e é lá que começa a subida da montanha. Nesse trecho, a vegetação da paisagem começa a sofrer transformações radicais, apresentando-se mais verde, mais alta e mais densa. Depois de uma longa subida, percorre-se cerca de 50 km em cima da Chapada, num lugar onde a estrada é absolutamente plana e o horizonte segue a linha da estrada. Quando começa a descida, pode-se seguir em frente por mais alguns poucos quilômetros – aproximadamente 10 km – e chegar ao Crato (CE) ou então entrar à esquerda e tomar o caminho – cerca de 40 km – com destino à Santana do Cariri (CE).
Entre Nova Olinda (CE) e Santana do Cariri (CE) é possível visitar morros e montanhas com formações rochosas de grande beleza. Nesse trajeto, existe uma estrada que leva a um mirante belíssimo, equipado com restaurantes e plataformas seguras que oferecem uma visão panorâmica da paisagem.
É em Missão Velha (CE) que fica o geotope (afloramento de rocha) mais interessante. No meio de um imenso terreno árido e com solo rochoso, abre-se uma gigantesca e belíssima cratera. Em algumas épocas do ano esse lugar se transforma em uma gigantesca cachoeira.
Estando em Petrolina (PE), não se deve deixar de conhecer o Geopark Araripe. Reserve dois ou três dias para o passeio e prepare-se para descobrir locais de grande beleza, além de conferir a riqueza e a diversidade das paisagens que o sertão nordestino disponibiliza aos seus visitantes.