João Neco sofria com a falta de água no seu sítio, na zona rural de Triunfo (PE), no início do século XX. Para amenizar o problema ele mesmo cavou, entre 1932 e 1935, um poço com cerca de 25m de profundidade para poder se abastecer.
Tempos depois, ele considerou inconveniente a retirada da água pela abertura do poço, especialmente para crianças, idosos e mulheres com os quais tinha o desejo de compartilhar o fruto do seu trabalho. João Neco pôs novamente mãos à obra.
Desta vez para construir um túnel transversal ao poço, em direção à nascente do mesmo, com o intuito de facilitar a retirada da água. Este túnel, com cerca de 30m de comprimento, 2m de altura e 1,2m de largura, construído apenas com terra batida e pedras da região é, juntamente com o poço propriamente dito, uma atração em si e recebe o nome conjunto de Cacimba de João Neco.
No local onde os carros ficam estacionados fica também a casa onde vivem atualmente Lourival dos Santos – filho de João Neco – e a sua esposa. Eles cobram a taxa de visitação e depois se colocam à disposição dos visitantes para fotos e conversas sobre temas variados. Falante e muito objetivo, seu Lourival é também conhecido como “Seu Lunga 2”, ou “Seu Lunga pernambucano”, numa referência ao folclórico personagem cearense. Na casa simples onde eles vivem estão ferramentas e outros objetos usados por João Neco para a construção do poço e do túnel.
Considerada uma obra arrojada para os padrões da época, construída por um autodidata preocupado com o bem-estar da comunidade onde vivia, a Cacimba é hoje, por tudo isso, um destino turístico que vale a pena conhecer. Para chegar ao destino, recomenda-se a contratação de um guia com carro apropriado no centro de Triunfo (PE). A distância não é grande (cerca de 5km), mas a estrada não é boa e por isso deve-se evitar fazer o trajeto com um carro comum. Indo até lá, vale a pena aproveitar a viagem e conhecer outros pontos de interesse nas proximidades, como o Pico do Papagaio e a Furna da Lage.