Esse é o ponto mais elevado do estado de Pernambuco, com 1.260 metros de altura em relação ao nível do mar. É, também, o ponto mais alto de todo a região Nordeste situada do lado esquerdo do Rio São Francisco.
Visitar o Pico do Papagaio é uma das várias possibilidades de turismo rural para quem está hospedado em Triunfo (PE) ou região. O Pico recebe uma quantidade razoável de visitantes ao longo do ano, que buscam pelas paisagens abertas do seu entorno. De lá de cima podem ser avistadas diversas cidades de Pernambuco e também da Paraíba, além do Vale do Pajeú.
A estrada que leva ao Pico do Papagaio tem início no centro de Triunfo (PE) e possui cerca de 7km que são vencidos com alguma dificuldade, mesmo por veículos preparados. A estrada é de pedras assentadas com duas linhas de asfalto irregular e muito estreita. Por isso, não se recomenda subir até o Pico com carros comuns. A melhor opção é procurar por carros apropriados no centro de Triunfo, e negociar a subida com guias e motoristas experientes que estão sempre à disposição para prestar o serviço.
Lá em cima, um terraço com uma cerca oferece uma visão panorâmica da região e abriga uma estátua de um “Careta” (de autoria do escultor Nino Abraão), personagem típico do carnaval da cidade. Para chegar até o terraço, deve-se deixar o carro numa espécie de estacionamento improvisado e caminhar por um trecho curto, de cerca de 50m. No meio do caminho de subida, uma lojinha vende água, café, doces, licores e artesanato da região.
O passeio até o Pico do Papagaio é curto e pode ser feito em cerca de duas horas. No entanto, se você for até lá, especialmente com um veículo contratado na cidade, vale a pena aproveitar a viagem e o restante da manhã (ou da tarde) para conhecer outros pontos de interesse da zona rural de Triunfo, e bastante próximos do Pico, como é o caso da Furna da Laje e da Cacimba de João Neco.