Lagoa da Velha é o nome de um conjunto de sítios arqueológicos que podem ser visitados em Morro do Chapéu (BA).
No local, que fica situado numa propriedade particular nas margens da rodovia BA-052, na parte sul do Parque Estadual do Morro do Chapéu, existem diversos abrigos onde podem ser encontradas pinturas rupestres com aproximadamente 3.000 anos de idade.
O primeiro acesso fica distante cerca de 21 km do trevo que fica na entrada de Morro do Chapéu (BA). Neste ponto, deve-se entrar à esquerda numa pequena estrada de terra e fazer o caminho de volta por 170 metros até chegar num portão de madeira. Depois de transposto o portão, o primeiro abrigo pode ser encontrado do lado direito. Seguindo adiante, deve-se deixar o carro estacionado numa grande área aberta e depois caminhar pelo segundo abrigo – o maior e mais visível de todos, porém menos pinturas e também do lado direito da trilha. Contornando o abrigo pelo lado esquerdo, encontramos a lagoa que dá nome ao lugar, formada por uma grande área que, de tempos em tempos, acumula água das chuvas. Quando este não é o caso, surgem rochas avermelhadas que dão um tom distinto ao lugar. Seguindo em frente, é possível alcançar o terceiro abrigo onde uma grande quantidade de pinturas também pode ser apreciada. O percurso todo, desde o portão de acesso, tem cerca de 1.800m.
As melhores vistas e pinturas do lugar, no entanto, podem ser encontradas a partir do segundo acesso à Lagoa da Velha. Este fica no caminho de volta para Morro do Chapéu (BA), distante 800 metros do primeiro. O carro deve ser deixado no acostamento da rodovia, num lugar que não atrapalhe os veículos que transitam por ela. Uma cerca de arame farpado que isola o lugar pode ser facilmente atravessada e logo depois tem início uma trilha curta, em aclive, com cerca de 400m, e que conduz a duas formações rochosas de grande porte. É debaixo delas que podem ser encontradas pinturas em perfeito estado de conservação e com grande riqueza de detalhes. Os mais aventureiros podem querer subir em uma destas rochas e apreciar a vista do lugar lá de cima.
A visita à Lagoa da Velha pode ser feita em apenas uma manhã ou uma tarde e com carro comum (não precisa ter tração nas quatro rodas). É recomendável ter o acompanhamento de um guia da região, que poderá orientar em relação às trilhas e lugares para deixar o carro durante as caminhadas. Deve-se levar água e lanches, pois não existe nenhuma infraestrutura no lugar.