Carlos Augusto foi um radialista petrolinense muito conhecido entre os vaqueiros da região. Através do seu programa de rádio e das suas iniciativas, foi um grande entusiasta, promotor e divulgador da cultura do vaqueiro, contribuindo para a valorização e preservação desta tradição.
Ele esteve à frente, por várias décadas, da Missa do Vaqueiro que é realizada anualmente em Petrolina, e foi o criador da hoje famosa Jecana do Capim.
Falecido em abril de 2015, aos 74 anos, ele deixou um legado que os seus herdeiros e admiradores se esforçam para manter. Como parte deste esforço, foi criada uma lei municipal que determina que uma missa em sua homenagem seja realizada todos os anos, sempre no primeiro domingo do mês de abril, no distrito conhecido como Capim, lugar onde é realizada a Jecana.
A segunda edição da Missa do Vaqueiro em homenagem a Carlos Augusto foi realizada no dia 3 de abril de 2017, com a presença de dezenas de vaqueiros. Neste dia, eles se reuniram ao lado da estrada que conduz ao povoado, debaixo de uma ponte, às 7h, para tomar o café.
Entre o café e o início da cavalgada até o povoado, diversos aboiadores se juntaram aos vaqueiros para, entre encontros e conversas animadas, lembrar a memória do homenageado com os seus versos e os seus cantos. Por volta das 11h, quando o número de vaqueiros e amigos impressionava pela quantidade, teve início a cavalgada em direção ao povoado, bloqueando a estrada nos dois sentidos.
A missa, muito concorrida, foi rezada pelo padre Guimarães, um antigo companheiro de Carlos Augusto nas suas iniciativas e eventos junto aos vaqueiros. No meio de orações, aboios e discursos dos amigos, a palavra da sua filha Maíra comoveu a todos os presentes, entre eles um grande número de vaqueiros montados nos seus animais debaixo do sol escaldante.
Muita emoção e, principalmente, a lembrança e a homenagem àquele homem que fez da cultura do vaqueiro sertanejo o seu projeto de vida, são as marcas deste evento que ainda atrai a atenção do visitante pelo público envolvido e pelo contexto em que esta bela história é rememorada.