Pega de Boi é uma competição entre vaqueiros bastante comum no Sertão. Diferentemente da vaquejada, onde o boi precisa ser derrubado dentro de uma pista plana e delimitada, e que eventualmente produz danos físicos no animal (puxado pelo rabo), a Pega de Boi acontece numa área de caatinga nativa.
O boi é solto e o vaqueiro sai correndo atrás com o seu cavalo, com o objetivo de resgatar um laço colocado no pescoço do animal. Aquele que conseguir devolver o laço no menor tempo ganha a competição.
A Pega de Boi é considerada menos prejudicial para o boi, que não precisa ser derrubado, mas ela se mostra mais perigosa para o vaqueiro, que juntamente com o seu cavalo precisa adentrar a caatinga e, não raro, se machuca com galhos secos das árvores e arbustos que enfrenta pelo caminho enquanto persegue o boi.
A Fazenda Boa Esperança, situada no distrito de Rio Jardim, zona rural de Petrolina (PE), realiza uma Pega de Boi anualmente. Os vaqueiros de toda a região chegam cedo e são recebidos com um café da manhã oferecido pela organização. O ambiente é de fazenda típica, com varanda e fogões no chão. Por volta das 11h tem início uma missa num palco montado especialmente para a ocasião. A Pega de Boi inicia por volta do meio-dia.
Quando ela tem início, a poeira levanta e cobre a todos indistintamente. Ela só baixa no final da tarde, depois da última corrida. Máquinas fotográficas, roupas e cabelos ficam cobertos de terra, mas a emoção e os bons flagrantes dessa tarde compensam largamente. Nesse meio tempo, somos testemunhas da coragem e da bravura destes vaqueiros no exercício do seu ofício, aqui transformado em competição. É uma aventura e tanto, que ainda inclui um almoço sertanejo muito saboroso preparado pela organização.
O sol já está quase sumindo e ainda faltam algumas corridas para o término do certame e o anúncio dos vencedores. O saldo do dia é uma legião de vaqueiros satisfeitos com a competição, uma grande quantidade de visitantes e torcedores impressionados com a bravura dos vaqueiros e, infelizmente, alguns vaqueiros exibindo feridas causadas pela ousadia e determinação em conseguir trazer o laço de volta no menor tempo possível. Trata-se, acima de tudo, de uma aula de cultura e tradições nordestinas.
Outras Pegas de Boi acontecem na região, mas esta da Fazenda Boa Esperança costuma ser realizada entre os meses de agosto e outubro. Para chegar lá, basta seguir por cerca de 40 km pela BR-407, desde o centro de Petrolina (PE), e depois entrar à esquerda numa estrada de terra, por onde se deve seguir por mais cerca de 5 km. A fazenda, que fica quase na divisa com o estado da Bahia, é avistada imediatamente.