As Dunas do Velho Chico são mais uma daquelas atrações turísticas maravilhosas que existem no Nordeste. Surpreenda-se, mas no extremo norte da Bahia, depois de Pernambuco e quase na fronteira com o Piauí, é possível encontrar um lugar semelhante a uma daquelas praias paradisíacas do litoral.
Paisagem ampla se perdendo no horizonte, areia branca e macia, dunas, água doce e cristalina, além do vento suave soprando no rosto não deixam outra sensação senão a de uma linda praia. A região foi inundada pelo lago de Sobradinho. Quando as águas baixam, parte da antiga cidade de Casa Nova (BA) se torna visível.
O acesso ainda não é dos mais fáceis, porém nada que impeça um belo encontro com a natureza. Saindo de Petrolina (PE), pela BR-235, são pouco mais de 65 km até a cidade de Casa Nova (BA). O ponto de referência para seguir pela BR-235 é o Aeroporto Internacional de Petrolina Senador Nilo Coelho. Ao chegar em Casa Nova (BA), siga mais 30 km pela mesma rodovia e vire à esquerda para entrar em uma estrada vicinal. A partir daí são, pelo menos, 20 km até o ponto onde o veículo ficará estacionado. Atenção redobrada na vicinal, pois o trecho não é sinalizado, arenoso, com muitas pedras e animais vagando. Ainda assim, isso não impede o acesso com veículos hatch compacto. Atenção! Não arrisque colocar um modelo esportivo ou rebaixado nessa aventura.
A paisagem ao longo da vicinal é quase desértica – a depender da época do ano. Não existe muita dúvida sobre qual caminho seguir, exceto por bifurcações na qual, naturalmente, não existe nenhuma orientação, mas que logo desemboca em alguma propriedade ou lugarejo. Com o aumento dos visitantes, o caminho até as dunas se tornou destacado na paisagem. Na dúvida, pergunte a algum morador da região.
Ao final da vicinal, chega a hora da caminhada. Estacione o veículo, junte as coisas e atravesse as dunas até a beira do rio. A visão que recepciona o visitante é impressionante. A mesma sensação de quem chega numa praia ampla e deserta pela primeira vez. Sombra, somente com um guarda-sol. Uma barraca é mais recomendada, principalmente se estiver em grupo. Também não esquecer os mantimentos porque no local nem sempre há alternativas para alimentação.
Da alvorada ao crepúsculo. Passar o dia nas Dunas do Velho Chico é uma experiência única. Você vai pela manhã, volta no final da tarde e nunca mais vai se esquecer do que viu.