Conheça o Sertão

Serrote do Tirano

Localizado em Juazeiro (BA), a cerca de 40 km do centro e na margem direita da rodovia BA-210, que liga o município à Curaçá (BA), o Serrote do Tirano se destaca na paisagem plana do Vale do São Francisco. O local, apesar de pouco conhecido e frequentado, abriga algumas atrações interessantes e merecedoras de visitação.

Na parte de baixo do Serrote encontra-se a “Casa dos Sonhos”, uma residência erguida apenas com garrafas PET (polietileno tereftalato) recicladas e construída por Lula Insemina como projeto de conclusão no curso de Gestão Ambiental em dezembro de 2012. Ali perto, um curral construído apenas com pneus usados reforça a preocupação de Lula com a questão ambiental.

Nos meses de dezembro o lugar recebe a “Romaria do Serrote do Tirano”, quando centenas de pessoas se reúnem num final de semana para, entre outras atividades, rezar no local especialmente construído para essa finalidade e participar de atividades como rodas de São Gonçalo e pegas de boi no mato.

Em qualquer época do ano é possível fazer a trilha que conduz ao topo do Serrote. Com duração de cerca de uma hora em aclive, sobre terreno irregular, ela conduz ao ponto mais alto, de onde é possível apreciar a vastidão do Vale em todas as direções. Do lado oposto do Serrote, existem ruínas de antigas tocas indígenas. O acesso, no entanto, precisa ser feito pela parte de baixo, contornando o Serrote.

Fora do período da Romaria, o local não possui infraestrutura nenhuma. Por isso, é bom ir preparado com água e lanches para o passeio. Para chegar lá, basta traçar a quilometragem pela rodovia e ficar atento a alguma indicação da romaria, mas essa referência pode não aparecer. Depois de encontrar a entrada é só seguir por mais algumas centenas de metros em estrada de terra e estacionar o carro nas proximidades da Casa dos Sonhos. A partir daí, tem início a trilha de subida ao Serrote, diversão garantida para os que apreciam o contato e os sons da natureza, além de lindas paisagens.

Informações adicionais:

Compartilhe: