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Ponte de Ferro

A Ponte de Ferro é parte da ferrovia que ligava Senhor do Bonfim (BA) a Juazeiro (BA) entre o final do século XIX e meados do século XX. Ela pode ser avistada a partir da BR-407, à distância, entre os distritos de Carnaíba do Sertão e Juremal (ambos em Juazeiro, BA).

Com uma estrutura de ferro impressionante, e erguida sobre blocos de pedra, ela reina, ainda nos dias de hoje, cercada pela caatinga e sobre o vão de um riacho de grandes dimensões, sendo visível mesmo de longe.

Visitar a ponte é, portanto, um passeio mandatório para quem se interessa pela história das estradas de ferro na região e, mais do que isso, para quem se interessa pelo estilo de vida praticado durante décadas nessa parte do país. Visitar a ponte, especialmente o trecho em que ela fica suspensa sobre o riacho, é uma experiência que remete a um período em que a viagem entre Senhor do Bonfim devia ser uma verdadeira aventura pelo meio da caatinga.

Chegar lá, no entanto, não é tão fácil assim. Para quem vem de Petrolina (PE) ou Juazeiro (BA), deve-se inicialmente seguir pela BR-407, no sentido de Jaguarari (BA). Num certo ponto, cerca de 9,5Km depois de Carnaíba do Sertão (e cerca de 6Km antes de Juremal), existe uma entrada à direita, justamente onde há uma placa rodoviária indicando a quilometragem (“Km 33”) e, mais recentemente, um aviso em papelão indicando “Fazenda Umbuzeiro” cobrindo a mesma. Ali, deve-se entrar à direita e pegar logo a primeira à esquerda.

O caminho de terra que inicia neste ponto tem cerca de 1,5Km de comprimento até a ponte e segue entre a BR-407 (que fica do lado esquerdo) e a própria ferrovia (que fica do lado direito). Em alguns pontos o caminho é fechado, coberto de mato, mas isso não deve desencorajar os aventureiros. Deve-se continuar em frente, fazendo os desvios necessários. Num certo ponto, um riacho seco precisa ser atravessado, e esse talvez seja o ponto mais crítico deste percurso. Passado este trecho, deve-se seguir mais um pouco em frente, até onde o terreno permitir o avanço do veículo. Ali, o carro pode ser deixado na sombra de uma árvore e logo poderão ser avistados os trilhos do trem. Indo pela direita é possível subir até os trilhos e avistar a ponte mais adiante. Quem quiser poderá ir pela esquerda e, sobre o leito seco de um grande riacho, avistar a majestosa ponte ao fundo. Outras duas pontes de ferro, mas que não se sobressaem da paisagem, aparecem do lado esquerdo do caminho que conduz até a ponte de ferro principal.

É possível visitar a ponte por cima e por baixo. Por cima, no entanto, todo cuidado é pouco: os dormentes de madeira estão apodrecidos, em sua maioria, e há risco real de eles se partirem com o peso, provocando assim uma queda de uma altura estimada entre 10m e 20m. Como o local é totalmente deserto (apesar de os ruídos dos veículos passando na BR-407 serem ouvidos à distância), esta não é uma boa opção para ninguém. Por baixo, no entanto, é possível caminhar sobre o leito seco do riacho, de ambos os lados, e apreciar as vistas magníficas que o mesmo proporcionam da ponte e da região.

Visitar a ponte de ferro é uma pequena aventura que pode ser feita numa manhã ou numa tarde para quem vem de Petrolina ou Juazeiro. É importante levar água, lanches, proteção para o sol e ter muita disposição para chegar até o local. Não se pode ter muita pena do carro, mas quem tiver pode deixar o carro logo na saída da BR-407 e fazer o percurso de cerca de 1,5Km até a ponte a pé pelo caminho indicado – ou, se preferir, sobre os trilhos abandonados situados nas proximidades. Importante mesmo é acertar o ponto em que se deve sair da BR-407. Em qualquer caso, a recompensa certamente fará valer a pena todo esforço deste passeio.


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