Conheça o Sertão

Parque Zôo-Botânico da Caatinga

Andar pela caatinga para contemplar exemplares da flora e da fauna pode ser uma tarefa exaustiva e até mesmo perigosa.

Felizmente, isso pode não ser necessário: as principais espécies do Sertão do São Francisco estão reunidas no Parque Zôo-Botânico da Caatinga, localizado nas instalações do 72º Batalhão de Infantaria Motorizado do Exército (72º BIMtz), em Petrolina (PE).

Numa área de 10.000 m², o Parque abriga 120 animais, entre eles, serpentes, jacarés, tartarugas, caititus, araras, macacos e diversas espécies que são muito associadas à região, como é o caso do carcará, da asa branca, da raposa e da onça, num ambiente amplo, confortável, seguro e bem sinalizado.

Inaugurado em 2007 e implantado em parceria com a Companhia de Desenvolvimento do Vale do São Francisco (Codevasf), o parque é o único zoológico do sub-médio São Francisco. Tem grande responsabilidade em preservar a flora e a fauna regional, além de incentivar a observação e o estudo.

A maioria dos animais foi doado por pessoas e entidades que atuam na caatinga, e que os recolhem feridos e sem possibilidade de se manter por conta própria. Contando com a assistência de biólogos e veterinários, os animais desfrutam das melhores condições para a sua manutenção e desenvolvimento. A flora, por sua vez, é constituída por 50 espécies diferentes.

O Parque é aberto para visitantes de todas as idades e a entrada é gratuita. Grupos de duas ou três pessoas, e até mesmo visitantes individuais, são bem-vindos sem a necessidade de agendamento prévio. Grupos maiores precisam agendar a visita. Dependendo do tamanho do grupo, conforme a necessidade e disponibilidade, a visita poderá ser acompanhada por especialistas do exército.

Os agendamentos podem ser realizados através de contato com a Assessoria de Relações Públicas do 72º BIMtz, pelo telefone (87) 3864-1600. As visitas podem ocorrer de terça-feira a domingo, das 8h às 17h. O Parque fica localizado na Avenida Cardoso de Sá, s/n, Vila Eduardo. Uma dica é aproveitar o deslocamento para visitar também a Oficina do Artesão Mestre Quincas, localizada nas proximidades.

Informações adicionais:

Compartilhe: