Conheça o Sertão

Missa do Vaqueiro no Sítio Porteiras

Sebastião Dué era um vaqueiro muito conhecido e respeitado no Sítio Porteiras, localizado na zona rural de Petrolina (PE). Falecido em 2011, ele deixou uma legião de admiradores que, desde então, se reúne todos os anos para, sob o comando da viúva, homenageá-lo.

São cerca de 1500 a 2000 pessoas, a grande maioria vaqueiros, que se encontram para lembrar Sebastião através de uma programação que inclui forró na véspera (sábado) e, no dia seguinte (domingo), café da manhã, desfile, Missa do Vaqueiro, almoço típico, aboiadores e corrida de argolinha.

A festa, como não poderia deixar de ser, é carregada de emoção e manifestações culturais típicas do Sertão. Dos cantos dos aboiadores e repentistas que entusiasmam os presentes, ao cardápio do almoço servido debaixo do sol forte, passando pelos dizeres da missa, tudo nos faz vivenciar de forma plena a cultura e o estilo de vida do vaqueiro sertanejo. Sem contar, é claro, as centenas de vaqueiros encourados montados em seus animais com seus trajes rústicos e levantando poeira ao longo de todo o dia.

Para chegar no Sítio Porteiras, saindo de Petrolina (PE), deve-se seguir pela BR-407 no sentido Picos (PI)/Teresina (PI), e seguir por cerca de 6 km depois do “Burrinho”, como é conhecido o local onde existe uma estátua de um animal carregando mantimentos na entrada da UNIVASF/Pernambuco. O “Burrinho” fica distante cerca de 11 km do centro de Petrolina (PE). Passados os cerca de 6 km, deve-se dobrar à direita numa estrada de terra e seguir perguntando pelo Sítio Porteiras, que fica nas proximidades. Os moradores da Vila darão a orientação necessária para chegar lá. Para os interessados, a festa, também conhecida como Festa do Vaqueiro Falecido, é normalmente realizada no segundo final de semana dos meses de maio, todos os anos.

Informações adicionais:

Compartilhe: