Conheça o Sertão

Missa do Vaqueiro em Serrita

Considerada a maior e mais importante do nordeste, a Missa do Vaqueiro de Serrita é um evento de grandes proporções e que reúne vaqueiros e visitantes de todo o país e também do exterior.

Realizada anualmente no mês de julho na zona rural de Serrita (PE), município situado a cerca de 300 km de Petrolina (PE), a missa e a festa que acontece no mesmo período são atrações revestidas de grande beleza e emoção, sendo altamente recomendadas para quem deseja conhecer mais de perto um pouco das culturas nordestina e sertaneja.

O evento, no entanto, não se restringe à cerimônia religiosa apenas. Uma festa com duração de alguns dias antecede a Missa, e conta com variadas atrações musicais que vão desde shows de grandes bandas até pequenas rodas de sanfoneiros. Uma Pega de Boi no mato acontece numa fazenda nas proximidades do local do evento na véspera da Missa, que é o último evento da programação.

Organizada de forma ininterrupta desde 1971, a sua 46ª edição ocorreu em 2016. Ela acontece na localidade conhecida como Sítio das Lajes, distante 32 km do centro de Serrita (PE), no Parque Estadual João Câncio, construído especialmente para abrigar o evento. Tudo foi idealizado pelo Padre João Câncio dos Santos, pelo compositor Luiz Gonzaga e pelo repentista Pedro Bandeira.

O Parque tem infraestrutura para a Missa, pista para vaquejada, local para camping, estacionamento de carros e automóveis, diversas barracas de alimentação, barracas que vendem artefatos de couro (os chapéus são os itens mais expostos) e banheiros públicos. Os vaqueiros chegam ao Parque com seus cavalos pela estrada durante toda a manhã e a Missa tem início por volta das 10h.

A Missa é longa, com cerca de 2 horas de duração, e belíssima. Dela participam o bispo da região, padres, o Coral de Aboios de Serrita (único no mundo), músicos que entoam cantos típicos do Sertão e uma grande quantidade de assessores, ajudantes, coroinhas e tantos outros. A leitura de trechos da bíblia é intercalada com música ao vivo, aboios do Pedro Bandeira em pessoa, sermões do bispo, interações com os vaqueiros, a tradicional entrega de objetos do vaqueiro para a benção dos padres, a comunhão e muito mais – tudo isso assistido e acompanhado com grande vibração por vaqueiros e visitantes. Uma legião de fotógrafos se espreme para conseguir os melhores ângulos em cada uma destas situações.

Para conhecer o evento, recomenda-se buscar hospedagem na cidade de Moreilândia (PE), porque fica mais próxima do Sítio das Lajes e permanece pacata mesmo durante o período da missa e da festa. Moreilândia (PE) fica a 315 km de Petrolina (PE), pela BR-122, num percurso que passa pelos municípios pernambucanos de Santa Cruz, Ouricuri, Bodocó e Exú. Outra opção é ir pela PE-555 e depois pela PE-507, via Parnamirim (PE) e Salgueiro (PE), mas as condições da BR-122 são bem melhores até a data desta postagem. Um vez em Moreilândia (PE), são apenas 23 km até o Parque. Verifique o mapa abaixo para conhecer as opções de trajeto e as localizações da fazenda onde acontece a Pega de Boi e do Parque.

Informações adicionais:

Compartilhe: