O Mercado do Produtor de Juazeiro, ou simplesmente Mercado do Produtor, como é conhecido, se destaca na paisagem urbana da cidade. Ocupando uma área de 10 hectares na margem da rodovia BR-235, que liga a cidade à Salvador, o Mercado é o maior entreposto comercial do norte e nordeste e um dos cinco maiores entrepostos de hortifrutigranjeiros do país.
Por estar localizado dentro da cidade, mas ao mesmo tempo numa das saídas da zona urbana, o Mercado atrai tanto o público local quanto aquele que compra mercadorias para levá-la para outros destinos depois.
É para o Mercado do Produtor que centenas de comerciantes e agricultores, grandes e pequenos, levam os seus produtos para vender no atacado para restaurantes, supermercados, mercados etc, todos os dias. Além de servir como uma grande central de abastecimento, nos moldes dos CEASAS encontrados nas grandes capitais brasileiras, o Mercado do Produtor também orienta produtores e consumidores com cotações dos principais produtos ali comercializados.
Não se trata propriamente de um destino turístico. No entanto, o lugar atrai o interesse dos visitantes em função do seu tamanho, da diversidade das mercadorias que por ali circulam, e também da quantidade e diversidade de trabalhadores que tiram dali o seu sustento, seja através do comércio de frutas e verduras diretamente, seja através dos inúmeros bares, barracas e restaurantes que funcionam ali dentro e nos arredores. Em todo caso, visitar o Mercado do Produtor de Juazeiro é uma experiência única e que certamente impactará favoravelmente os seus visitantes, que além de tudo poderão desfrutar de uma medida concreta da pujança da economia derivada da agricultura na região.