Conheça o Sertão

Festa dos Vaqueiros do Alto das Queimadas

A Festa dos Vaqueiros do Alto das Queimadas (Juazeiro – BA) teve a sua 13ª edição realizada no dia 04 de maio de 2019. De acordo com o vaqueiro Josivaldo Duarte (mais conhecido como Josa), idealizador e organizador, tudo começou quando ele e a família (pai, mãe e 12 filhos; entre eles Josa) se mudaram para São Paulo, muitos anos atrás.

Josivaldo era criança e sentiu muitas saudades da terra natal. Assim, ele retornou sozinho para Poções (também em Juazeiro), deixando a família para trás em São Paulo. Em Poções, ele chegou a organizar uma festa, mas logo em seguida se mudou para o Alto das Queimadas, seu local de origem.

Ali, ele organizou as duas primeiras edições daquela que ficaria conhecida como a Festa dos Vaqueiros do Alto das Queimadas, porém sem nenhuma infraestrutura. Estas duas primeiras edições aconteceram debaixo de um pé de baraúna cuja sombra abrigava os participantes da festa. Desde então, Josa construiu uma casa, organizou uma roça, montou um bar e restaurante no local, e hoje tudo funciona de forma harmoniosa, proporcionando conforto para os visitantes e participantes desta grande festa que atrai inclusive os principais nomes da política regional. Assim tem sido desde a terceira edição, sempre no mesmo local.

A festa compreende inicialmente um grande encontro no amplo terreiro do restaurante, que serve como extensão da casa onde Josa mora. Os vaqueiros vão chegando aos poucos, de todas as partes, e os cavalos são deixados no pasto ao lado. Os encourados conversam animadamente na medida em que vão se encontrando e aos poucos se instala um clima de confraternização contagiante. Em seguida, eles se organizam para um pequeno desfile que percorre um trecho de 900m em frente a propriedade. Tudo isso, naturalmente, é acompanhado por uma sucessão de aboios (entre os solos do Seu Mundinho e os desafios entre os aboiadores presentes), marca registrada da cultura sertaneja, que proporcionam toque especial ao evento.

Depois do curto desfile tem início a missa, que, pela distância da cidade, nem sempre é rezada por um padre. Eventualmente, a celebração é conduzida por algum ministro habilitado para tal. Ao lado de um toldo simples e debaixo de muito calor, os vaqueiros acompanham a celebração montados nos seus cavalos enquanto outras pessoas o fazem sentadas em cadeiras de plástico ou mesmo de pé no chão de terra batido. Depois, o almoço, preparado no local, é servido para todos os presentes e tem início o forró e outras atividades, que se estendem pela noite adentro.

Alto das Queimadas é um povoado que fica na zona rural de Juazeiro (BA). O acesso pode ser feito por Carnaíba do Sertão, via BR-407, mas é mais simples seguir pela estrada da Adutora desde o início da BR-407. São cerca de 36km em linha reta por uma estrada de terra que oferece condições satisfatórias de tráfego. Esta estrada, no entanto, pode piorar bastante em caso de chuvas. Depois de passar pela Agrovale e pelos seus canais, e também pelo acesso ao povoado da Lajinha, a propriedade de Josa pode ser encontrada do lado direito da estrada. Não existe nenhum tipo de sinalização, por isso é importante verificar o movimento e, se for o caso perguntar pela exata localização da propriedade.

Mapa: Clique aqui para ver

Informações adicionais:

Compartilhe: