Conheça o Sertão

Festa dos Vaqueiros de Curaçá

A festa reúne centenas de encourados todos os anos, sempre no primeiro final de semana de julho. O sábado começa com a concentração dos vaqueiros na Fazenda Saudade, não muito distante do centro da cidade, na parte da manhã.

Eles são de Curaçá (BA), em sua grande maioria, mas vêm também de municípios vizinhos e distritos próximos, como é o caso de Chorrochó (BA), Poço de Fora, Riacho Seco, Itamotinga e Serrote do Tirano. São centenas deles, que chegam aos poucos, montados nos seus animais, ou então nas suas caminhonetes e caminhões, trazendo os animais no bagageiro.

Enquanto os vaqueiros chegam, levantando a poeira, um carro de som anima os presentes com apresentações de aboiadores e um concurso de aboios. Ao término do concurso, e depois das premiações, já por volta do meio-dia, tem início o almoço. Em seguida, uma mesa com autoridades e representantes das comunidades e associações é montada na sede da fazenda e vários deles fazem uso da palavra para defender e valorizar a cultura do vaqueiro enquanto os presentes se reúnem ao seu redor.

Feita a digestão e encerradas as formalidades, tem início a organização do desfile que percorre o trecho entre a Fazenda Saudade e o centro de Curaçá. Carregando as suas bandeiras e estrategicamente posicionados, os vaqueiros partem em fila dupla para o trajeto de cerca de 4 km. A partida tem início por volta das 15h e a chegada acontece em torno das 17h.

No sábado de noite os vaqueiros participam do tradicional Forró da Espora, onde continuam as animadas conversas e têm continuidade os reencontros do dia. O domingo inicia com uma Missa do Vaqueiro e, em seguida, um novo desfile pela cidade. Cidade que, durante todo o final de semana, fica enfeitada para a festa e reserva áreas bloqueadas para usufruto exclusivo de vaqueiros e dos visitantes. Um grande palco também é armado para receber as atrações musicais do evento.

Pelo seu porte e pela sua organização, a Festa dos Vaqueiros de Curaçá é um evento regional que pode e deve ser prestigiado por quem estiver na região de Petrolina (PE) e Juazeiro (BA) e quiser conhecer um pouco mais da cultura dos vaqueiros e da cultura sertaneja de uma forma geral. Para chegar à Curaçá (BA), deve-se dirigir por cerca de 100 km pela BA-210 desde Petrolina (BA). A estrada é boa e pode ser percorrida sem percalços em cerca de 1h30m. Recomenda-se, no entanto, evitar viajar por ela durante a noite, em função do grande número de animais que invade a pista. Por isso, o ideal para quem quiser aproveitar toda a festa é ir para Curaçá (BA) na manhã do sábado, passar a noite numa pousada local e retornar para Petrolina (PE) apenas na tarde do domingo. Para chegar na Fazenda Saudade, basta seguir por cerca de 200m além do acesso para Curaçá (BA), ainda pela BA-210, e depois dobrar à direita, seguindo por cerca de 2 km até a sede da fazenda, que pode ser logo avistada do lado direito.

Informações adicionais:

Compartilhe: