Conheça o Sertão

Festa do Umbu em Parnamirim

Rico em vitamina C, suculento, com um gosto levemente azedo e muito saboroso, o umbu é fruto do umbuzeiro, árvore típica das regiões semiáridas do nordeste, extremamente resistente e que atravessa longos períodos de seca armazenando água nas suas raízes. Por isso, Euclides da Cunha a chamava de “árvore sagrada do sertão”.

Em Parnamirim (PE), assim como em vários outros locais do nordeste, o umbu serve como matéria-prima para a produção de uma série de derivados, como doces, geléias, compotas, conservas e licores.

Apesar da grande importância econômica para as populações desses municípios, o umbuzeiro é uma espécie que se encontra ameaçada. A Festa do Umbu tem como objetivo conscientizar as pessoas da importância histórica, econômica e social da flora, contribuindo para evitar a extinção, ao mesmo tempo em que procura valorizar e promover um manejo sustentável.

Realizada na zona rural de Parnamirim (PE), em 2016 a festa aconteceu nos dias 26 e 27 de março, reunindo não apenas a comunidade local, mas também visitantes de outras cidades, como Petrolina (PE) e Juazeiro (BA). Num autêntico ambiente de sertão, a festa começou na noite do sábado com um trio de forró que animou os presentes noite adentro. No dia seguinte, as atrações foram a banda de pífanos, a roda de São Gonçalo debaixo do umbuzeiro, o concurso de Miss Umbu e a corrida de argolinhas.

A atividade cultural aconteceu numa área construída pela própria comunidade, especialmente para a promoção de eventos. Além das atrações, os visitantes puderam degustar pratos da culinária local, adquirir derivados do umbu produzidos localmente e, é claro, comer a fruta in natura à vontade. Tudo isso num ambiente extremamente amistoso, agradável e com ótima infraestrutura, graças ao esforço dos anfitriões Lídio Parente e Savany Colares, da Fazenda Floresta.

Para chegar até lá, basta dirigir por cerca de 130 km pela BR-122 e depois pela PE-555, até a entrada para o distrito de Veneza. Depois, é só dobrar à esquerda, numa estrada de terra e seguir por outros 22 km até chegar à vila.

Informações adicionais:

Compartilhe: