Conheça o Sertão

Casa dos Artistas

Luiz Rosa (nascido em Floresta, PE) trabalhou a vida inteira em Petrolina (PE) como comerciante, tendo vendido vários tipos de produtos ao longo de muitos anos de atividade: automóveis usados, adubos, rações, itens para irrigação etc.

Ganhou o suficiente para, aos 69 anos, poder parar de trabalhar e se dedicar àquilo que sempre quis: a sanfona. Aprendeu a tocar a sanfona às vésperas de completar 70 anos de idade e hoje, aos 73 anos, é reconhecido como um dos principais sanfoneiros da região.

A paixão pela sanfona é antiga, mas ela só se concretizou quando Luiz Rosa decidiu comprar uma sanfona usada, anunciada num programa de rádio, para ajudar uma pessoa necessitada. Eram duas sanfonas à venda, mas ele comprou apenas uma na ocasião. Dias depois, arrependido, comprou a outra também. Mais alguns dias se passaram e ele recebeu uma oferta irrecusável por uma destas sanfonas. Foi aí que ele percebeu a possibilidade de fazer da sanfona um novo instrumento para o seu talento comercial e continuar ganhando dinheiro.

Desde então, ele começou a comprar, vender e trocar sanfonas de forma sistemática. Também aprendeu a tocar e começou a colecioná-las. Hoje em dia, a sua coleção contém desde exemplares super modernos e automatizados, até itens com mais de 100 anos de idade, da época de Januário (pai de Luiz Gonzaga).

São cerca de 90 sanfonas, cada uma com uma história própria, que estão em exibição permanente no local batizado por ele mesmo de “Casa dos Artistas”. Ali, a entrada é franca, a conversa é animadíssima e, além da possibilidade de conhecer e fazer negócios com as sanfonas do lugar, também é possível tomar aulas e aprender a tocar o instrumento.

A coleção de Luiz Rosa é invejável e, provavelmente, a maior coleção de sanfonas do Brasil (não existem dados oficiais neste sentido). Quem estiver em Petrolina (PE) ou região não deve deixar de conhecer o local e, se possível, manter uma boa conversa com o seu proprietário. São muitas histórias e, principalmente, é muito amor e muita paixão pela vida que exalam do contato com o Luiz Rosa.

O local fica aberto diariamente, em horário comercial, e normalmente o próprio Luiz está lá, já que ele mora na parte de cima do prédio. Se ele não estiver, será porque deu um pulo até a roça, onde usufrui da vida tipicamente sertaneja, porque está transmitindo um programa de rádio que mantém nos sábados de manhã ou então está viajando e tocando alguma das suas sanfonas em alguma festa da região. Qualquer que seja o motivo, viva Luiz Rosa e viva Petrolina por dispor de cidadão tão ilustre e apaixonante.

A Casa dos Artistas fica na rua Engenheiro Valmir Bezerra 825, no centro de Petrolina (PE), perto da Praça do Galo.

Mapa: Clique aqui para ver

Informações adicionais:

Compartilhe: