Conheça o Sertão

Bodódromo

O Bodódromo é um complexo gastronômico formado por nove restaurantes que servem comida típica e regional do sertão, especialmente o famoso bode assado. Muito procurado por turistas e moradores, o local se tornou ponto de visitação obrigatória para todos que moram ou estão de passagem pela cidade.

No início, o local de 30 mil metros quadrados era apenas um terreno descampado onde barracas serviam o bode assado para os transeuntes. Com o passar do tempo, o lugar começou a se tornar conhecido e procurado por turistas, ganhando fama dentro e fora da cidade.

No ano 2000 a prefeitura resolveu pavimentar o local e construir os restaurantes, que depois seriam franqueados aos interessados. Logo em seguida, teve início um trabalho de promoção e divulgação que continua até os dias de hoje, o que contribui para fama crescente do lugar e o desenvolvimento da economia local.

De qualquer forma, o fato é que o bode deixou de ser a atração principal do lugar faz tempo. Rejeitado pelo sabor forte e por ser um pouco mais dura (apesar de ser mais saudável), a carne de bode foi gradativamente sendo substituída nos cardápios dos restaurantes pelo carneiro, cuja carne, mais macia e com saber mais suave, tem maior aceitação junto ao público.

O nome Bodódromo, no entanto, não sofreu alteração, e o cardápio dos restaurantes continua anunciando o bode como prato principal. Afinal de contas, não se pode sair de Petrolina (PE) sem apreciar o bode local. Mas o fato é que, na grande maioria dos restaurantes, a carne consumida é a do carneiro, como pode ser confirmado pelos garçons que por lá trabalham. Trata-se, então, de uma versão sertaneja do famoso ditado “comer gato por lebre”, que no caso se torna “comer carneiro por bode”. Bode ou carneiro, não importa mais. O fato é que o Bodódromo e a carne de carneiro fazem parte do circuito cultural e gastronômico da cidade.

Além do bode assado na brasa (magro ou gordo), servido em espetos e acompanhado por baião de dois, macaxeira e pirão, é possível também apreciar outras iguarias desenvolvidas pelos chefs locais, tais como o kibe, o kafta, a picanha e outros feitos com a carne do bode/carneiro.

Localizado no bairro Areia Branca, conhecido pela grande quantidade de bares e restaurantes com intensa vida noturna, o Bodódromo pode ser logo identificado pela escultura do bode na praça que fica no acesso da Avenida São Francisco, a mais importante do bairro.

Informações adicionais:

Compartilhe: