Conheça o Sertão

Belém de São Francisco

A cidade está situada às margens do Rio São Francisco e a 233 km de Petrolina (PE). Suas origens remontam à construção de uma fazenda em 1830 nos limites do município de Cabrobó (PE).

Em 07 de maio de 1903 a localidade foi reconhecida como cidade. Durante todo esse período, vários foram os nomes que o município recebeu até se chegar a Belém de São Francisco (PE), entre eles, Belém de Cabrobó e Jatinã.

Atualmente, é o município brasileiro com o maior número de ilhas fluviais. São 88 ilhas cheias de particularidades. Algumas cultivadas e outras com vegetação nativa. Ainda tem o grande lago da Usina Hidrelétrica Luiz Gonzaga, que alcança a região leste do município potencializando o desenvolvimento de culturas irrigadas como cebola, manga, uva, goiaba, banana e hortaliças.

A área urbana chama a atenção pela quantidade de belas e bem conservadas construções de estilo neoclássico. A beleza extraordinária das casas que decoram as principais ruas e avenidas rouba o olhar de quem caminha pela cidade. Surpreendem pela imponência, pelos detalhes das fachadas e pelas cores.

Outra atração curiosa e centenária é a fabricação de bonecos gigantes, supostamente antecessores dos famosos bonecos de Olinda (PE). Historiadores afirmam que em 1919 os bonecos já circulavam no carnaval de Belém de São Francisco (PE).

Há também outra visita que não pode ficar de fora do roteiro: feira livre. Sempre aos sábados, é sempre uma paisagem muito alegre que reúne as pessoas da charmosa localidade e onde se pode encontrar de tudo. Trata-se, sem dúvida, de um município que merece ser visitado. Muitas surpresas te aguardam.

Informações adicionais:

Compartilhe: