A Usina Hidrelétrica de Sobradinho está situada no município baiano de Sobradinho, a cerca de 40 km das cidades de Petrolina (PE) e de Juazeiro (BA). Posicionada no Rio São Francisco, a 748 km de sua foz, a usina se tornou a principal fonte de regularização dos recursos hídricos da região. A energia gerada é transmitida para o sistema da Chesf.
O reservatório tem aproximadamente 320 km de extensão, com uma superfície de espelho d’água de 4.214 km² e uma capacidade de armazenamento de 34,1 bilhões de metros cúbicos, constituindo-se como um dos maiores lagos artificiais do mundo.
Além do visual impressionante, onde não se consegue avistar o “lado de lá”, outra atração da usina é a eclusa de 120m de comprimento por 17m de largura, que permite as embarcações manobrarem sobre o desnível de 32,5m criados pela barragem.
Ao lado da usina, um mirante no alto de um morro proporciona uma visão panorâmica de tirar o fôlego. Barragem e usina no meio, lago de um lado e o rio indo embora do outro…
É um passeio rápido e seguro. Separe, pelo menos, três horas para ir e voltar. Tanto em Petrolina (PE) quanto em Juazeiro (BA), existem indicações com destino a Sobradinho (BA). Ao chegar à usina, a dica é caminhar e explorar o morro. Aprecie a vista e sinta-se orgulhoso da sua proeza.
Existem diversas maneiras de chegar na Usina Hidrelétrica de Sobradinho a partir de Petrolina (PE). Uma delas é seguir pela BR-235 e depois dobrar à esquerda na BA-316. Outra é atravessar o rio São Francisco e seguir por Juazeiro via BA-210 e depois a mesma BA-316. Quem quiser explorar a região poderá ir por um caminho e voltar por outro, conforme mostrado nos mapas abaixo. Outra opção, para os mais aventureiros, é seguir margeando o rio pela estrada da Tapera. Este caminho posssui um treho final de terra e termina bem em frente à usina. Um acesso permite entrar na BA-316, que é a estrada que passa por cima da mesma.