Fundada em 1989, a Oficina do Artesão Mestre Quincas, em Petrolina (PE), abriga as duas principais associações de artesãos do município. É local de trabalho para vários deles e conta com uma loja onde são expostos os trabalhos criados, além dos que chegam de ateliês externos.
Trata-se de um local de visitação bem interessante para aqueles que desejam conhecer as principais atrações da cidade ou que pretendem contemplar o artesanato da região.
Instalada num amplo galpão cedido e mantido pela Prefeitura, a Oficina do Artesão homenageia com o seu nome aquele que é considerado o primeiro artesão de Petrolina (PE), e que viveu entre 1895 e 1935. A área é dividida em espaços para comercialização e produção, disponibilizando uma grande variedade de peças; entre elas, esculturas de madeira, incluindo as famosas carrancas, esculturas em pedra, pinturas e bordados.
O ateliê é formado por espaços delimitados sobre uma grande área plana, sendo que cada espaço é ocupado por um artesão, pelas suas ferramentas e pela sua matéria-prima. Num ambiente de bastante informalidade e grande calor humano, é possível não apenas observar o processo de criação, mas também interagir com os artesãos, ouvindo histórias e conhecendo as técnicas, o perfil e os projetos.
A Oficina está localizada na Av. Cardoso de Sá, s/n, Vila Eduardo, proximidades do 72º Batalhão de Infantaria Motorizado do Exército e rotatória do monumento do Centenário. Outras informações podem ser obtidas através dos telefones (87) 3864-2069 e (87) 3864-6916. O local fica aberto para visitas de segunda a sexta-feira das 8h às 18h, aos sábados e feriados das 8h às 17h e aos domingos das 8h às 12h, e não é necessário agendamento.