O lugar é uma região de garimpo localizado em uma cadeia de serras do município de Pindobaçu (BA). Distante 169 km de Petrolina (PE), via BR-407 e BA-131, a cidade é a melhor opção de hospedagem para quem vai conhecer o povoado dos garimpeiros.
De Pindobaçu (BA) até a Serra da Carnaíba é preciso ir ao distrito de Terezinha pela BA-131, depois entrar a direita em uma vicinal e seguir por cerca de 10 km. Essa estrada segue ao lado de um rio, revelando lugares paradisíacos e paisagens de extrema beleza.
Uma represa também surge na paisagem, construída para regular o abastecimento de água das cidades da região. O entorno é forrado por uma vegetação verde e exuberante.
O estranhamento é algo que deve ser praticado pelo visitante que busca conhecer diferentes culturas e esse destino revela traços incomuns das condições de vida. Serra da Carnaíba é dividida em duas localidades: Carnaíba de Baixo e Carnaíba de Cima. A separação leva em conta a situação do terreno. O astral da região é típico das áreas que exploram pedras preciosas: comércio improvisado, circulação intensa de pessoas, ruas estreitas. A paisagem é rural, montanhosa, com clima ameno, umidade elevada e garoa em boa parte do ano. Fazer trilhas pelas minas de exploração de esmeralda é a principal atração para o visitante, mas a recomendação é que seja sempre na companhia de guias e autorização prévia.