A Serra do Umbuzeiro é o destino perfeito para quem gosta de ecoturismo com trilhas de complexidade média. Localizada a cerca de 20km do centro de Paulo Afonso (BA), no povoado de Riacho, e acessível pela BR-110, a Serra do Umbuzeiro disponibiliza uma trilha em aclive que conduz ao topo onde se encontra um belo cruzeiro.
Ao longo da trilha é possível conferir a vegetação típica do semiárido, belas e impactantes formações rochosas de arenito, grutas, cavernas, tocas (“Toca da Espingarda” e “Toca da Onça”), passagens estreitas (“Buraco da Agulha”), sítios com pinturas rupestres, além de magníficas paisagens panorâmicas da área urbana de Paulo Afonso.
Toda a serra é formada de paredões de arenito os quais inspiram a visualização de figuras variadas nas suas formas. As grutas, cavernas e tocas, em particular, atraiam Lampião e o seu bando, que ali se escondiam e se protegiam das forças policiais que os perseguiam.
A serra pode ser avistada do centro de Paulo Afonso (BA) e possui formato semelhante a um vulcão. Para aproveitar ao máximo o passeio, convém dispor da companhia de um guia especializado, que proverá informações acerca do local, da flora e da fauna, além de instruções de segurança para evitar acidentes. A subida (uma elevação de 175m) pode consumir até duas horas da caminhada. Por isso, é importante levar bastante água, lanche e proteção solar. Botas e roupas adequadas também são necessárias para enfrentar uma trilha de complexidade média.
O acesso à Serra do Umbuzeiro é feito pelo mesmo caminho que conduz à Vila de Dona Generosa e à Casa de Maria Bonita. Por isso, vale a pena aproveitar a curta viagem para conhecer estes outros dois destinos também.
Mapa: Clique aqui para ver