Conheça o Sertão

Complexo de Usinas Hidrelétricas de Paulo Afonso

Assim se chama o local onde estão instaladas – e de onde são operadas – as Usinas Hidrelétricas Paulo Afonso I, II e III. Paulo Afonso (BA), como se sabe, surgiu com a instalação destas usinas, por isso visitar o Complexo é um passeio obrigatório para quem deseja conhecer mais sobre a história do município e a sua cultura em torno da geração de energia elétrica.

O sistema hidrelétrico de Paulo Afonso é composto ainda pelas usinas Apolônio Sales (localizada no município alagoano vizinho de Delmiro Gouveia) e Paulo Afonso IV (que pode ser avistada de cima da Ponto Dom Pedro II).

O Complexo é um parque de grande beleza, e de onde se pode avistar lindos trechos do Rio São Francisco. Com muitas árvores e jardins, o local dispõe de terraços e mirantes que proporcionam vistas de tirar o fôlego do Velho Chico e das usinas erguidas ao longo do seu curso.

O acesso e toda visitação devem ser feitos de carro e com a companhia de um guia credenciado, caso contrário a entrada não é permitida. Lá dentro, o guia conduzirá o visitante por todos os pontos de interesse, num roteiro que poderá durar algumas horas. Um destes pontos é justamente uma visita ao salão onde estão instaladas as turbinas de uma das usinas. Outro local de grande interesse é o ponto de onde se pode avistar a antiga Usina Hidrelétrica de Angiquinho, a primeira do Nordeste, construída por Delmiro Gouveia em 1913.

Visitar o Complexo de Usinas Hidrelétricas de Paulo Afonso é uma excelente forma de iniciar um roteiro turístico na cidade. Logo em seguida, ou mesmo antes, recomenda-se conhecer também o parque conhecido como Belvedere, situado do lado de fora do Complexo.

Complexo e Belvedere podem ser visitados numa única manhã ou tarde, deixando o restante do dia livre para conhecer outras atrações da cidade e da região.

Mapa: Clique aqui para ver

Informações adicionais:

Compartilhe: